O Estado de S. Paulo

Depois do choro, Tomate desfruta da fama nas redes

Futebol Goleiro ganha seguidores, faz propaganda e tem boas perspectiv­as após comoção causada na Copinha

- RODRIGO SAMPAIO

É pênalti! Aos 17 minutos do segundo tempo do jogo com o Atlético-mg pela Copa São Paulo, o goleiro Eduardo Silva, mais conhecido como Tomate, viu a oportunida­de de consagrar a grande partida que vinha fazendo pelo modesto Andirá, do Acre. Era “só” defender a penalidade. Mas a chance deu lugar às lágrimas ao perceber que seria substituíd­o. Já no banco, viu o adversário converter a batida e eliminar seu time.

O pranto do jovem de 18 anos viralizou e, em pouco tempo, a vida do arqueiro ganhou novos rumos. Após o apito final, Tomate foi avisado pelos companheir­os no vestiário que o choro havia sido flagrado pela TV e a imagem começava a ser compartilh­ada na internet.

“Já havia conversado com o treinador sobre a substituiç­ão”, revela. “As minhas lágrimas foram mais pelo bom jogo que eu fiz. Eu vinha recebendo muitas críticas, sofrendo com desconfian­ça. Mas Deus é tão bom que honrou um servo Dele”, louva Tomate, apelido que ganhou ainda na infância pela facilidade com que fica vermelho.

É possível dizer que a vida de goleiro mudou da noite para o dia. “Eu fiquei sem entender. Fui dormir com mil seguidores e acordei com quase meio milhão”, conta o jovem, que tem aproveitad­o o sucesso meteórico nas redes para mostrar seu lado influencer. Recentemen­te, Tomate fez jus ao apelido e fechou parceria para fazer a publicidad­e de um hortifrúti de Rio Branco, capital acreana. “É essencial para todo o goleiro, previne a visão”, diz no vídeo da ação. Outras parcerias com lojas e supermerca­dos já estão em vista.

Apesar de curtir o sucesso repentino fora das quatro linhas, ele garante que o foco está em seguir a sua carreira no futebol. Com um histórico de jogadores amadores na família, tentou ser zagueiro, assim como o pai, que atualmente trabalha como entregador em uma empresa de iogurtes. A escolha pela defesa “não deu muito certo” e ele resolveu tentar a sorte no gol, posição na qual outros tios também jogaram, todos de forma amadora.

Com o sonho de se profission­alizar, começou sua trajetória no mundo da bola aos 12 anos. De lá para cá, passou pelas categorias de base do Rio Branco, Independên­cia FC e Galvez, até chegar no Andirá.

A principal inspiração embaixo das traves é um conterrâne­o bastante conhecido: Weverton, goleiro do Palmeiras e da seleção. Ele foi uma das pessoas que se comoveram com o choro de Tomate e enviaram mensagem positiva ao jovem.

“Foi muito legal. Ele me mandou uma mensagem no Instagram me dando todo apoio e de carinho. Porque, querendo ou não, ele viu aquilo acontecend­o com uma pessoa do mesmo lugar de onde ele saiu”, diz Tomate. “Gosto muito do jeito dele, sabendo jogar com os pés. Me inspiro nisso.”

A edição de 2022 da Copinha foi a primeira na carreira de Tomate, que já disputou duas Copa do Brasil sub-20 e uma sub17, ambas pelo Galvez. Incentivad­o pelo pai, a mãe e os dois irmãos, ambos mais velhos, ele projeta um dia poder dar uma condição melhor para os pais por meio do futebol. Para o goleiro, a onda de solidaried­ade tem um motivo claro. “As pessoas simpatizam porque sabem que nós estamos ali pelo nosso sonho de mudar a vida de nossas famílias.”

Adversário na ocasião, o Atlético-mg convidou Tomate para um período de testes no CT do clube, em março. O diretor de futebol do Andirá, Civaldo Nery, porém, diz que o destino do goleiro pode ser outro. Segundo o dirigente, o Botafogo fez uma oferta pelo atleta.

MUDANÇA DA DISCÓRDIA.

Após a fatídica substituiç­ão que colocou Tomate no banco de reservas, internauta­s se apressaram para culpar o treinador do sub-20 do Andirá, Kinho Brito, pelo choro do jovem. Mas tudo já estava programado. O treinador conta que seu objetivo era dar oportunida­de ao maior número de atletas durante a competição, principalm­ente na partida contra o Atlético-mg, que estava sendo television­ada.

“Estava combinado que o Tomate jogaria um tempo, e o Carlos, o reserva, o outro”, diz o técnico. “Quando surgiu o pênalti para o Atlético, vi a oportunida­de de colocar ele (Carlos) por se tratar de um exímio pegador de penalidade­s no nosso clube.”

A ferocidade dos haters logo chegou ao comandante do Andirá. Horas após o jogo ele publicou um vídeo explicando a troca. Tomate, por sua vez, demonstrou respeito pelo treinador, pedindo a seus seguidores que parassem de atacá-lo. No fim, ambos os goleiros tiveram um final feliz na história. Segundo Kinho, Carlos tem acordo de empréstimo encaminhad­o com o Fluminense. •

“Fui dormir com mil seguidores e acordei com quase meio milhão. As pessoas simpatizam porque sabem que nós estamos ali pelo nosso sonho de mudar a vida de nossas famílias” Tomate, goleiro do Andirá

 ?? FERNANDO VIEIRA/BHFOTO ?? Goleiro Tomate era o destaque do Andirá na Copinha e, ao ser substituíd­o, se tornou um fenômeno
FERNANDO VIEIRA/BHFOTO Goleiro Tomate era o destaque do Andirá na Copinha e, ao ser substituíd­o, se tornou um fenômeno

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil