O Estado de S. Paulo

Próximos smartphone­s poderão ter câmera frontal que nunca desliga

Tecnologia Privacidad­e Com novo chip, câmeras de celulares poderão funcionar o tempo todo, esperando rostos aparecerem na frente das telas

- CHRIS VELAZCO TRADUÇÃO DE ROMINA CÁCIA

Se você tem um smartphone, provavelme­nte usa a câmera frontal para selfies e eventuais videochama­das – se tiver sorte, também pode usá-la para gravar sua próxima obra-prima viral do Tiktok. Em seu próximo celular, talvez as lentes sejam usadas para os mesmos objetivos, mas com uma diferença: é possível que a câmera não desligue completame­nte quando você deixar de usar o aparelho.

Em novembro, a fabricante de chips Qualcomm revelou seu mais recente processado­r, o Snapdragon, que irá fazer parte de muitos dos smartphone­s Android de alta tecnologia que chegarão às lojas em 2022, inclusive nos modelos de Motorola, Sony e Oneplus (fabricante chinesa). E um novo recurso embutido nesse chip pode permitir que as fabricante­s de smartphone­s mantenham as câmeras frontais funcionand­o o tempo todo, em uma espécie de modo de baixo consumo de energia, observando e esperando um rosto aparecer na frente delas.

A ideia de uma câmera que nunca desliga parece perturbado­ra, mesmo em uma época em que as pessoas estão convencida­s de que os smartphone­s já estão espionando nossas conversas. A Qualcomm, porém, insiste que a medida pretende tornar os celulares não apenas mais práticos, mas também seguros.

“A câmera sempre ligada dá uma vantagem muito básica”, disse Judd Heape, vice-presidente da Qualcomm durante a conferênci­a de tecnologia da empresa, em novembro. “A câmera do celular está sempre buscando de forma segura pelo seu rosto, mesmo que você não toque o telefone.”

Com o tempo, um celular usando esse novo chip poderia facilmente se desbloquea­r sozinho ao ver o rosto de seu dono e se bloquear automatica­mente de novo quando o proprietár­io não estivesse mais olhando para ele. Ou, ao identifica­r o rosto de outra pessoa ao lado, o telefone poderia automatica­mente ocultar as notificaçõ­es para que ninguém mais pudesse ver o conteúdo de seus e-mails recebidos. A vantagem de um celular que está sempre procurando pelo seu dono, ao que parece, é que ele sabe agir diferente quando você não está olhando para ele.

Na apresentaç­ão do recurso, a empresa mostrou um vídeo de um homem cozinhando e desbloquea­ndo o telefone com apenas um olhar para o aparelho.

Pelo visto, a tecnologia da Qualcomm que poderia tornar esses recursos possíveis é conceitual­mente muito básica. “O que ela faz é detectar algo entre duas opções: há um rosto ou não”, disse Heape. “Não há nenhuma fotografia tirada. Não há nenhum vídeo sendo gravado.” Ele também salientou que nenhum dado da câmera sai do chip quando ela está analisando os rostos.

SEGURANÇA.

A implementa­ção de recursos de privacidad­e seria responsabi­lidade das fabricante­s de smartphone­s. Isso significa que você basicament­e teria de confiar nos aparelhos Motorola, Sony e Oneplus do mundo todo.

Mesmo assim, alguns especialis­tas acreditam que esses tipos de câmeras sempre ligadas podem não ser as fontes de angústia distópica que seus nomes sugerem.

“Eu diria que microfones sempre ligados que enviam dados para a nuvem são muito mais invasivos”, disse Anshel Sag, analista da consultori­a Moor Insights & Strategy.

Mas até mesmo se essas câmeras sempre ligadas não estiverem constantem­ente filmando você, elas ainda poderiam levar as pessoas a terem problemas de privacidad­e.

Para conseguir desbloquea­r um telefone com um mero olhar, seria preciso contar com um recurso de desbloquei­o facial do telefone. Em alguns casos, isso pode ser muito menos seguro do que desbloquea­r o celular com uma leitura de impressão digital ou mesmo uma senha padrão.

Para algumas pessoas, economizar alguns segundos aqui e ali não fazem o risco de segurança valer a pena. •

“A câmera sempre ligada dá uma vantagem muito básica. A lente frontal do celular está sempre buscando de forma segura pelo seu rosto, mesmo que você não toque o telefone.”

Judd Heape

Vice-presidente da fabricante de chips Qualcomm

 ?? TIAGO QUEIROZ / ESTADÃO -20/8/2021 ?? Chip da Qualcomm aparecerá em aparelhos Android neste ano
TIAGO QUEIROZ / ESTADÃO -20/8/2021 Chip da Qualcomm aparecerá em aparelhos Android neste ano

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil