O Estado de S. Paulo

ESG se tornou pilar estratégic­o, afirma DPZ&T

-

Muitas vezes é complicado manter o otimismo com tantas crises acontecend­o ao mesmo tempo, como é o caso do Brasil. Porém, apesar dos problemas econômicos, sanitários e sociais pelos quais o Brasil passa, Benjamin Yung, presidente da DPZ&T, acredita que a tendência para 2022 será a

“busca por um amanhã melhor”. Logo, por causa disso, o ESG (sigla em inglês para as áreas ambiental, social e de governança) não é apenas mais uma preocupaçã­o dentro da agência de publicidad­e, mas se tornou um pilar estratégic­o na DPZ&T.

“A gente aqui na DPZ&T enxerga ESG como um pilar estratégic­o fundamenta­l para a criativida­de e para os negócios. Cada vez mais, os acionistas priorizam organizaçõ­es com agendas ESG bem definidas”, afirma Yung.

Um dos exemplos dados pelo executivo é o da Petrobras, empresa para a qual a DPZ&T trabalha desde 2017. Nos últimos anos, a ordem foi trazer cada vez mais transparên­cia para a estatal, com conteúdos explicando a importânci­a da petroleira para a economia do País, mas também para a transição do Brasil para ser uma economia de baixo carbono – algo que os próprios investidor­es da Petrobras na Bolsa vêm cobrando nos últimos tempos.

“Mostramos à sociedade que a contribuiç­ão da Petrobras está, muitas vezes, onde as pessoas nem imaginam, com uma abordagem ESG sobre a atuação da companhia no âmbito socioambie­ntal”, diz o executivo. Uma campanha, intitulada “Contribuiç­ão para a sociedade”, mostra o apoio da empresa para algumas áreas, como na preservaçã­o de baleias jubarte, doação de gás de cozinha para a população mais pobre e a participaç­ão da estatal em projetos sociais.

No cargo de presidente desde outubro de 2021, Yung terá como missão consolidar os conceitos do ESG dentro da agência e também em seus clientes. Mas ele sabe que será um ano bem desafiador para isso, com eleições próximas, além da combinação de juros e inflação em alta e um cresciment­o econômico estagnado.

Porém, há espaço para otimismo. “Momentos de crise costumam representa­r excelentes oportunida­des para a criativida­de ajudar empresas a se destacarem. Isso nos deixa um pouco mais animados, mesmo com o fantasma da pandemia ainda rondando”, afirma.

TECNOLOGIA. Uma das tendências em que a DPZ&T está de olho é o aumento da capacidade de utilização dos dados no mercado para entender o consumidor e fazer campanhas mais assertivas. Para o executivo, outro ponto que deve auxiliar nesse processo será a implementa­ção do 5G no País, que deve ter início ainda em 2022.

“Dados são commoditie­s, então precisamos olhar criativame­nte para eles e transforma­r esse monte de informação em ideias poderosas capazes de gerar valor para nossos parceiros. A chegada do 5G pode contribuir muito para isso. Com toda essa velocidade, teremos a oportunida­de de produzir mais conteúdos e com maior qualidade”, diz. •

A.J.

 ?? ?? Benjamin Yung diz que chegada do 5G é aspecto positivo para o ano DPZ&T
Benjamin Yung diz que chegada do 5G é aspecto positivo para o ano DPZ&T

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil