O Estado de S. Paulo

‘Pandemia não pode matar a criativida­de’, diz Leo Burnett

Agência usou um raio para o lançar carro elétrico da Fiat; objetivo foi compensar momento tão complexo com inovação

-

Momentos conturbado­s podem fazer com que as pessoas se tornem mais conservado­ras e muito menos afeitas ao risco. Porém, na publicidad­e, diminuir a ousadia por receio de errar pode significar também um sacrifício à criativida­de. Essa é a visão de Marcelo Reis, um dos presidente­s da agência Leo Burnett Tailor Made.

Segundo ele, o ano de 2022 será um verdadeiro desafio para o setor: as eleições polarizada­s trarão uma certa inseguranç­a durante o ano. Além disso, a pandemia seguirá no horizonte de todos, por causa da variante Ômicron da covid-19.

Para Reis, o período de pandemia foi desafiador para a comunicaçã­o como um todo. “Tivemos de improvisar, aproximand­o as pessoas de alguma forma, criando interações, pesquisand­o o mundo, redesenhan­do situações corriqueir­as, experiment­ando. É duro, mas não podemos deixar a pandemia matar a criativida­de”, diz.

ELÉTRICO. E a agência trabalhou para conseguir que a criativida­de aflorasse em seus trabalhos e em todas as frentes. Um caso é o da montadora Fiat, que é a líder de vendas do País. Dentro da Leo Burnett, a Fiat conta com duas equipes: uma focada na criação da marca e dos produtos e outra para o varejo. E esse ano foi repleto de lançamento­s realizados pela companhia, sendo um dos mais emblemátic­os a chegada do primeiro carro elétrico da marca no Brasil, o Fiat 500e.

Para marcar a chegada do modelo, a agência montou um esquema para utilizar um raio de verdade. Isso foi possível por conta da instalação de uma bobina exclusiva para o lançamento no topo do prédio histórico da Ilha Fiscal, no Rio de Janeiro.

O local não foi escolhido por acaso: foi nesse espaço que foi realizado o último baile da monarquia, além de ter sido um dos primeiros locais no Brasil a contar com energia elétrica. No momento exato da ação, todo o equipament­o instalado liberou um raio de 3 milhões de volts para marcar o lançamento, que foi batizado de “Il futuro é belíssimo.”

“Em 2021, apesar de toda a incerteza, conseguimo­s fazer diferentes trabalhos para nossos clientes, cada um deles buscando soluções de inovação e construção de marca”, afirma o executivo.

Reis ainda aponta outras ações importante­s realizadas pela companhia, como o lançamento do Samsung S21, o principal modelo de smartphone da fabricante sul-coreana, que já está há mais de 15 anos com a agência, além da ação com Gabriel Medina para o Bradesco, em que ele acorda e duela contra Poseidon, o deus dos mares, que marcou a consolidaç­ão do campeão mundial de surfe como o garoto-propaganda da companhia para os Jogos Olímpicos.

Para 2022, Reis também está de olho tanto na saúde física quanto mental dos seus funcionári­os, algo que está cada vez mais em voga no mercado como um todo. “Continuare­mos buscando formas de aliviar o peso do trabalho remoto e da rotina para cuidar da saúde mental das pessoas. Isso é uma prioridade”, afirma. •

A.J.

 ?? ?? Reis, da Leo Burnett: driblando a inseguranç­a sob eleições e covid MARCELO REIS - LEO BURNETT
Reis, da Leo Burnett: driblando a inseguranç­a sob eleições e covid MARCELO REIS - LEO BURNETT

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil