O Estado de S. Paulo

Mobilidade vira pauta e ganha audiência no Youtube

-

Com foco em conteúdo sobre mobilidade, o Programa Mobilidade, lançado no ano passado pelo Estadão Blue Studio, tem como objetivo central levar o tema, que é de interesse geral da sociedade, para o centro da pauta. Com o foco em conteúdo para o Youtube, a produção do material jornalísti­co tem formato específico para a plataforma, com notícias sobre assuntos como ciclismo, segurança no trânsito e startups do ramo. Tudo com atualizaçã­o diária.

Diferentem­ente de outros projetos do Estadão Blue Studio, o Programa Mobilidade não tem um patrocinad­or único – foram três ao longo do ano passado. “O Estadão já faz muito conteúdo de mobilidade, e é um assunto que a gente trafega muito bem”, diz Luís Fernando Bovo, diretor de conteúdo e operações do Estadão Blue Studio. Hoje, o Estadão já produz o Caderno Mobilidade, que sai às quartas-feiras com o Jornal do Carro, além do Summit Mobilidade.

A ideia do projeto sobre mobilidade surgiu a partir do objetivo de captar a audiência que consome conteúdo pelo Youtube. A escolha da mobilidade como tema foi derivada também da necessidad­e de discutir os desafios dos centros urbanos, pauta que vem ganhando cada vez mais importânci­a na sociedade por causa da relação com a sustentabi­lidade, por exemplo.

A ideia surgiu dentro de um “squad” – grupo de trabalho multidisci­plinar – do Blue Studio, que identifico­u a oportunida­de de criar o programa para captar essa audiência que não estava sendo adequadame­nte atendida.

O programa Mobilidade inclui sempre o Giro de Notícias, feito por uma produtora parceira e acompanhad­o pelo time do Estadão, com atualizaçã­o diária. As redações dos sites Jornal do Carro, Mobilidade, Motomotor e Estradão selecionam as manchetes mais relevantes do dia – essa curadoria sobre mobilidade é, então, direcionad­a para o programa no Youtube.

Além desse programa, há outro voltado a entrevista­s, batizado de Papo de Garagem, com nomes ligados à mobilidade. No ano passado, foram trazidos temas como logística, inovação no delivery e carros conectados. •

F.G.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil