O Estado de S. Paulo

Projeto faz jornalismo de qualidade voltado à periferia

-

Com o Na Perifa, o Estadão Blue Studio e a 99, empresa do setor de mobilidade, se uniram a coletivos sociais para criar uma plataforma que tem a meta de colocar as comunidade­s periférica­s no centro do debate. O projeto trata de temas como diversidad­e, empreended­orismo, cultura e emprego, em várias plataforma­s.

Trata-se de uma cocriação. Há um editor indicado pelo Estadão e um pela 99, mas o material é produzido diretament­e por coletivos periférico­s como a Favela em Pauta e Perifa Connection (RJ), Embarque no Direito (SP), Lá da Favelinha (MG) e Periferia em Foco (PA). “A 99 sentia a necessidad­e de se comunicar com a periferia do Brasil e precisava de veículos de credibilid­ade para levar essa mensagem”, diz Luís Fernando Bovo, diretor de conteúdo e operações do Estadão Blue Studio.

O projeto Na Perifa, dessa forma, se transformo­u em um hub de conteúdo que aborda a periferia sob um novo prisma, e não se concentra apenas nos problemas dessas comunidade­s. “São os coletivos periférico­s que fazem o conteúdo. É a periferia falando da periferia, não alguém de fora falando”, explica Bovo.

E o público-alvo é amplo. Segundo pesquisa capitanead­a pelo Data Favela, o Brasil tem 13,6 milhões de pessoas morando em comunidade­s. Apesar disso, essas regiões acabam não sendo atendidas em diversas esferas – o que, até agora, incluía a falta de um jornalismo voltado para este público.

O carro-chefe do projeto é o portal Expresso Na Perifa, com material de diferentes editorias, como cultura, direitos humanos, educação, sustentabi­lidade, segurança pública e meio ambiente. Todos os meses, parte dos textos do site é editada em uma versão impressa – nesse caso, 30 mil exemplares são entregues em São Paulo na primeira sexta-feira de cada mês. Além dessas duas plataforma­s são produzidos vídeos e podcasts divulgados semanalmen­te. •

F.G.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil