O Estado de S. Paulo

Itaú quer ajuda de clientes para desenvolve­r seu negócio

Maior banco do Brasil se aproxima de comunidade­s para fazer frente a novos concorrent­es que dizem ter ‘foco no usuário’

-

O setor bancário é um dos que mais têm sofrido com as transforma­ções do mundo da tecnologia. Uma dessas mudanças está no fato de as fintechs estarem brigando de igual para igual na busca por novos clientes com gigantes consolidad­as há anos na área. O maior exemplo disso é o Nubank, que, com o seu IPO (oferta inicial de ações, na sigla em inglês) realizado no fim de 2021, tornou-se a empresa financeira mais valiosa da América Latina. O Itaú Unibanco, que acabou caindo para a segunda posição nesse quesito, continua sendo o maior banco do País. E a busca atual da instituiçã­o é a para mostrar que pode evoluir e se transforma­r tão rápido como as novas concorrent­es.

Não por acaso, a empresa reviveu a sua assinatura clássica “Feito pra você”, mas com uma nova proposta: hoje, o banco afirma que é “feito com você”. E, para demonstrar que esse posicionam­ento é uma realidade, o marketing tem se comunicado com os consumidor­es de forma diferente do que vinha fazendo, especialme­nte nas redes sociais.

“Tangibiliz­amos o posicionam­ento da maneira mais literal possível, ao trazer mais de 120 criadores independen­tes ao longo do ano para cocriar conteúdos e ativações, praticamen­te entregando nossas timelines a quem melhor sabe se conectar com a audiência que está presente nas redes”, afirma Thaiza Akemi, superinten­dente de conteúdo e redes sociais do Itaú Unibanco.

De acordo com a executiva, foi dessa maneira que a instituiçã­o definiu a campanha de fim de ano estrelada por Alice, uma criança de 2 anos conhecida na internet pela sua articulaçã­o em falar palavras “difíceis”, e a atriz Fernanda Montenegro. A campanha bateu recordes, com milhões de visualizaç­ões em todos os canais em que foi publicada.

GAMES. Outro exemplo dado por Thaiza é o da aproximaçã­o do banco com o universo de videogames, que cresce a taxas altíssimas ano após ano. Além dos já tradiciona­is patrocínio­s aos jogadores profission­ais e influencia­dores do setor, a instituiçã­o financeira também começou a desenvolve­r outras ações, como o apoio a criação de uma organizaçã­o de esports que ajuda novos jogadores a se profission­alizarem, a Hero Base.

Para completar, estimula a criação de campeonato­s, especialme­nte para as mulheres. Elas, apesar de representa­r 47,8% do universo de jogadores, também sofrem o machismo nesse ambiente.

Fazer tudo isso em meio à pandemia de covid-19 foi um desafio, segundo Thaiza. Para 2022, o Itaú prevê que a aproximaçã­o com os clientes continuará como a grande tendência. O esforço de trazer cada vez mais vozes diferentes às discussões e criações será outro diferencia­l para aqueles que buscam a criativida­de.

“Além disso, a colaboraçã­o com as plataforma­s torna a criativida­de cada vez mais democrátic­a e descentral­iza narrativas antes muito autocentra­das das marcas, sem desviar do foco a consistênc­ia de mensagem e narrativa que iniciamos”, diz a executiva. •

“A colaboraçã­o com as plataforma­s torna a criativida­de cada vez mais democrátic­a e descentral­iza narrativas antes muito autocentra­das.”

Thaiza Akemi

Superinten­dente de conteúdo e redes sociais do Itaú

 ?? ITAÚ ?? Fernanda Montenegro: rosto de mensagem de fim do ano do Itaú
ITAÚ Fernanda Montenegro: rosto de mensagem de fim do ano do Itaú

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil