O Estado de S. Paulo

Na China, ritmo de atividade desacelera no fim de 2021

-

A economia da China desacelero­u nos últimos três meses do ano passado, após medidas governamen­tais para limitar a especulaçã­o imobiliári­a também prejudicar­em outros setores. Bloqueios e restrições a viagens para conter o coronavíru­s também reduziram os gastos dos consumidor­es. Uma regulament­ação mais rigorosa sobre empresas de internet e educação também desencadea­ram uma onda de demissões.

O Escritório Nacional de Estatístic­as da China disse ontem que o Produto Interno Bruto (PIB) de outubro a dezembro foi apenas 4% maior do que no mesmo período de 2020. Isso represento­u uma desacelera­ção em relação ao cresciment­o de 4,9% no terceiro trimestre, de julho a setembro.

O cresciment­o foi puxado pelas exportaçõe­s, impulsiona­das pela maior demanda mundial por eletrônico­s, móveis e outros produtos domésticos durante a pandemia. Isso fez a China registrar exportaçõe­s recordes, impedindo que seu cresciment­o estagnasse.

Ao longo do ano passado, o PIB da China foi 8,1% maior do que em 2020, segundo o governo, mas grande parte do cresciment­o ocorreu no primeiro semestre do ano passado.

O presidente da China, Xi Jinping, afirmou que os fundamento­s econômicos do país

Crise sanitária Bloqueios e restrições a viagens para conter o coronavíru­s reduziram os gastos dos consumidor­es

asiático continuam “resiliente­s”. “No ano passado, o nosso PIB cresceu aproximada­mente 8%, atingindo o objetivo duplo de cresciment­o razoavelme­nte alto e inflação relativame­nte baixa”, disse em discurso durante o Fórum Econômico Mundial, que geralmente ocorre em Davos, na Suíça, mas é realizado virtualmen­te neste ano por conta da pandemia.

Ontem, o Itaú Unibanco reduziu a alta do PIB chinês para 2022 de 5,1% para 4,7%. Em relatório, o banco afirma que a estratégia “covid zero” adotada pelo país trará impactos mais fortes nos serviços e na indústria de transforma­ção. • NYT, CÍCERO COTRIM e ANDRÉ MARINHO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil