O Estado de S. Paulo

Sob o comando de Alex, São Paulo tenta se manter 100% e chegar à semi

Copa São Paulo Time do ex-meia, que inicia a carreira de treinador, é uma das sensações do torneio e pega esta noite a forte equipe do Cruzeiro; Palmeiras e Oeste disputam a outra vaga

- PAULO FAVERO

O São Paulo terá difícil missão hoje, às 21h30, pelas quartas de final da Copa São Paulo. O time do técnico Alex de Souza encara o Cruzeiro, um dos favoritos ao título, em São Caetano. Mas a boa fase tricolor enche a torcida de esperança. São seis jogos, seis vitórias, 19 gols feitos e apenas três sofridos.

“Vai ser um jogo bom, o Cruzeiro tem feito boa campanha, mas a gente também. Temos apenas de procurar controlar a carga, passando recomendaç­ão de descanso e alimentaçã­o, conversar bastante e mostrar vídeos. O desgaste é enorme por causa do excesso de jogos”, disse Alex.

Desde que assumiu a equipe, no ano passado, Alex tem evitado os holofotes. Ele foi um camisa 10 de sucesso no Cruzeiro, Palmeiras e Fenerbahçe, da Turquia. Mas desde que chegou ao São Paulo prefere fazer a distinção entre o craque do passado e o técnico em começo de carreira.

Até por isso, evita dar muitas entrevista­s e não quer ficar relembrand­o o período de quando calçava as chuteiras. Ele costuma dizer que a carreira de jogador ficou para trás.

PASSO INICIAL.

Depois de parar de jogar, Alex passou a trabalhar como comentaris­ta, mas fazia o curso para treinador. Então, em uma conversa com Muricy Ramalho, coordenado­r de futebol do São Paulo, ficou sabendo que o time sub20 estava sem técnico.

A diretoria resolveu apostar no ex-jogador, que apesar de ter sido ídolo em clubes rivais nunca teve antipatia da torcida tricolor. E além disso, se mostrou interessad­o em iniciar a carreira em um clube que faz ótimo trabalho na base e tem grande estrutura. Mudou-se para Cotia e passou a treinar o sub-20 com uma geração um pouco desacredit­ada.

Logo Alex deu padrão ao time e colecionou bons resultados. E chegou à final do Brasileiro, quando perdeu para o Internacio­nal. No ano passado, em 42 jogos obteve 24 vitórias, dez empates e oito derrotas.

Aos poucos, promoveu várias mudanças de peças e foi para a Copinha com um time com média de idade pouco acima dos 18 anos. Conta ainda com PC de Oliveira, um dos grandes técnicos de futsal do Brasil, como auxiliar, e aposta na velocidade de seu 4-3-3.

Quem passar de São Paulo e Cruzeiro vai enfrentar na semifinal o ganhador de Palmeiras x Oeste, que jogam às 19h na Arena Barueri. O Alviverde tem cinco vitórias e um empate e marcou 19 gols até agora. O Oeste eliminou o Flamengo na terceira fase. •

 ?? RUBENS CHIRI/SAOPAULOFC.NET ?? Alex se mostra um treinador discreto e atento aos padrões táticos
RUBENS CHIRI/SAOPAULOFC.NET Alex se mostra um treinador discreto e atento aos padrões táticos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil