O Estado de S. Paulo

Renault Kwid 2023 traz visual renovado e fica mais sofisticad­o

Hatch de entrada da marca francesa adota o estilo do modelo da Índia e dianteira passa a vir com faróis divididos e LEDS de uso diurno

- JADY PERONI ESPECIAL PARA O JORNAL DO CARRO

Amanhã, a Renault vai lançar no Brasil o novo Kwid. O hatch, que atualmente é o modelo mais barato do País, teve o visual atualizado e ganhou mais equipament­os. Portanto, além de ficar sofisticad­o, a linha 2023 do compacto deverá ter os preços reajustado­s. Até o fechamento desta edição, no site da marca a versão mais em conta, Life, tinha preço sugerido a partir de R$ 48.790.

A nova linha tem faróis divididos e LEDS de uso diurno. A grade foi redesenhad­a e deixou a dianteira com aspecto mais moderno. O para-choque também foi atualizado e traz mais elementos horizontai­s. Outro destaque devem ser as rodas de liga leve, que passaram a ser opcionais.

A Renault redesenhou a parte interna das lanternas traseiras, que ganharam contornos de LEDS. Com essas alterações, o hatch feito em São José dos Pinhais, no Paraná, passa a ter visual parecido com o do vendido na Índia, tal como o Jornal do Carro antecipou em meados de 2021. A versão das fotos desta página é a Outsider, de topo da linha.

MECÂNICA A cabine deve trazer poucas mudanças. Entre os destaques, é esperada uma nova e mais moderna central multimídia, bem como quadro de instrument­os redesenhad­o. No quesito segurança, o Kwid 2023 poderá trazer itens como controles eletrônico­s de estabilida­de e de tração.

A Renault não revelou detalhes em relação à mecânica. Mas o motor 1.0 flexível de três cilindros deve trazer atualizaçõ­es para atender o Proconve L7. A nova fase do programa brasileiro de controle de emissões entrou em vigor no dia 1º de janeiro. Também são esperadas melhores médias de consumo de combustíve­l.

KWID ELÉTRICO Além da linha 2023, neste ano a Renault vai lançar a versão elétrica do Kwid no Brasil. A venda dessa opção no mercado brasileiro foi confirmada pelo CEO do grupo francês, Luca de Meo, durante uma visita às instalaçõe­s da marca no Paraná.

O Kwid E-tech, mesmo sobrenome ostentado pelo elétrico Zoe, é irmão City K-ZE, oferecido pela Renault na China. Na Ásia, o hatch é vendido com motor elétrico que gera o equivalent­e a 44 cv de potência e 12,1 mkgf de torque, que pode levar o carrinho a 104 km/h. Segundo dados da fabricante, o modelo tem autonomia para rodar cerca de 200 km.

No Brasil, a marca vai oferecer motor de cerca de 70 cv. Ou seja, com potência próxima à do atual 1.0 flexível. O Kwid elétrico deve estrear no País no segundo semestre. •

 ?? FOTOS: RENAULT ?? 1
1 ___ Nova dianteira inclui luzes de LEDS de uso diurno e para-choque mais moderno;
FOTOS: RENAULT 1 1 ___ Nova dianteira inclui luzes de LEDS de uso diurno e para-choque mais moderno;
 ?? ?? 2
2 ___ Lanternas redesenhad­as e rodas de liga se destacam
2 2 ___ Lanternas redesenhad­as e rodas de liga se destacam

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil