O Estado de S. Paulo

Apesar de suspensão oficial, carnaval julino toma ruas de SP

Falta de patrocínio fez Prefeitura cancelar folia fora de época, mas parte dos blocos manteve os desfiles e atraiu bom público

-

O clima ameno contribuiu para o carnaval fora de época reunir ontem centenas de pessoas fantasiada­s pelas ruas de Perdizes, zona oeste de São Paulo. Embora a Prefeitura tenha desistido da folia julina após não conseguir patrocinad­ores para o evento, parte dos blocos decidiu ir às ruas.

Criado há 15 anos, o Bloco Saia de Chita convocou foliões. Os termômetro­s, que marcavam cerca de 27ºC durante a tarde, contribuír­am para a animação do público. Moradora do Morumbi, zona sul, a advogada Clicia Calmon, de 44 anos, foi de carro com a cachorra, Amora, de 6 anos.

“Vim porque o dia está lindo. A gente lê e escuta tanta coisa ruim que é bom se dar um momento de relaxament­o”, disse ela, que usava colar de havaiano. Já a golden retriever Amora estava com uma saia de laços colorida e atraiu atenções de quem passava.

A designer Ana Luiza Vilela, de 50 anos, conta ter descoberto que haveria carnaval na praça quando foi a uma feira de frutas e legumes em uma rua próxima. “Eu nem sabia que ia ter nada, só vi a movimentaç­ão. Mas achei até que seria uma festa junina”, disse.

Decidiu, então, levar a filha Dora, de 4 anos, e se surpreende­u com o público. “É o bloco mais cheio que vi desde que começou a pandemia.” Em Santa Cecília, região central, a Charanga do França também foi às ruas, mas com menos público.

Nas redes sociais, o Saia de Chita disse que foi surpreendi­do com a suspensão da festa. E afirmou ter pedido doações para fazer o desfile e ter reduzido o tamanho do cortejo.

Dezenas de ambulantes se organizara­m em volta da praça. No entorno, o Estadão observou dois banheiros químicos – insuficien­te para evitar que o público urinasse em ruas vizinhas. A reportagem não viu policiamen­to no local, mas 10 agentes da Prefeitura faziam limpeza nos arredores.

Em nota, a Prefeitura destacou as tentativas, sem sucesso, de viabilizar patrocínio privado para o evento. Informou ainda manter de mil a três mil pessoas na limpeza pública, “podendo ampliar os serviços” com novas equipes de plantão e disse que a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) tem monitorado o trânsito para eventuais desvios.

Em nota, a Polícia Militar afirmou que não planejou policiamen­to, uma vez que o evento foi cancelado. Disse ainda que a interdição de vias, sem banheiros químicos e infraestru­tura do Município confronta as leis e está sujeita a multas.l

 ?? FELIPE RAU/ESTADAO – 16/07/2022 ?? Bloco Saia de Chita desfilou em Perdizes e pediu doações de foliões
FELIPE RAU/ESTADAO – 16/07/2022 Bloco Saia de Chita desfilou em Perdizes e pediu doações de foliões
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil