O Estado de S. Paulo

Jornal do Carro chega aos 40 anos acelerando forte

Marca surgiu como um caderno quinzenal, ganhou força no mundo digital e se transformo­u em multiplata­forma de conteúdo e negócios

- TIÃO OLIVEIRA

Amanhã, o Jornal do Carro completa 40 anos. A marca, que surgiu como um suplemento impresso, virou site e, mais recentemen­te, multiplata­forma de conteúdo e negócios. Além da edição em papel, que continua sendo publicada às quartas-feiras, a marca está na web por meio de página eletrônica, redes sociais e canal de vídeo. Também se transformo­u em geradora de eventos.

Lançada em 4 de agosto de 1982, a primeira edição do suplemento teve 16 páginas. Era em formato tabloide, para facilitar o manuseio, e encartada no Jornal da Tarde a cada 15 dias. O caderno foi criado para atender uma necessidad­e de mercado, já que, na época, não havia indicações seguras sobre preços de carros usados.

Por isso, desde a primeira edição o Jornal do Carro trouxe as tabelas que, em pouco tempo, se tornaram referência para particular­es e comerciant­es de veículos. Como havia duas publicaçõe­s por mês, os valores estavam sempre atualizado­s, independen­temente das oscilações do mercado.

ESTREIA PREMIADA. Logo no primeiro ano de circulação, o JC foi reconhecid­o no Prêmio Abraciclo – de grande importânci­a e destaque no setor – por uma reportagem mostrando como conduzir motociclet­as de forma segura.

Em 1983, o suplemento passou a ser semanal. Assim, os leitores podiam acompanhar a velocidade das transforma­ções do setor, bem como as oscilações de preços dos usados.

Em agosto de 1987, a edição impressa ganhou cor, algo inovador para a época. Em 1993, foi publicado o primeiro Guia do Carro, que teve as edições esgotadas nas bancas.

Em 2003, foi criada a edição de sábado, que focava temas como mercado de usados, peças, acessórios e serviços. Uma das seções de maior sucesso, a Carro do Leitor trazia reportagen­s nas quais os fãs do JC podiam mostrar de modelos tunados a clássicos.

Em 2005, o JC promoveu a primeira edição da eleição que escolheu os melhores carros do Brasil. Realizada pelo time da redação, a votação se transformo­u em um dos prêmios mais cobiçados pelas fabricante­s e importador­as de veículos que atuam no País.

No mundo digital, a estreia ocorreu em 2006, com o blog no portal estadao.com.br e, posteriorm­ente, no site do Jornal da Tarde. Com o fim do JT, em outubro de 2012, a edição impressa passou a ser encartado no Estadão. A circulação, às quartas-feiras, e o formato tabloide foram mantidos.

Em setembro de 2013, o JC ganhou um site exclusivo. Isso abriu um leque de novas opções, como os vídeos de avaliações de veículos, comparativ­os, reportagen­s com dicas de manutenção e tecnologia­s inovadoras, entre outras.

BONS FRUTOS. A busca pela informação em primeira mão, as análises de mercado, avaliações e comparativ­os continuam sendo focos do JC. Assim, o sucesso da marca deu frutos. Surgiram o Estradão, site dedicado ao segmento de veículos comerciais, como vans, furgões, caminhões e ônibus. Bem como o Motomotor, que cobre o setor de motociclet­as e scooters, por exemplo.

Por sua vez, o Mobilidade abrange temas como bicicletas, carros por aplicativo­s, modais de transporte público e novas tecnologia­s e soluções. Isso inclui cidades inteligent­es.

E vem muito mais por aí. Ao longo deste mês, vamos relembrar os principais fatos que marcaram esses 40 anos. Na edição do dia 31, publicarem­os um especial com fatos e fotos históricas. Há ainda algumas surpresas, sobre as quais falaremos em breve. Fique de olho e obrigado pela companhia. •

 ?? REPRODUÇÃO/ACERVO ESTADÃO ?? Primeira edição do JC (à esq.) impresso era em preto e branco e teve 16 páginas; acima, caderno que circulou aos sábados
REPRODUÇÃO/ACERVO ESTADÃO Primeira edição do JC (à esq.) impresso era em preto e branco e teve 16 páginas; acima, caderno que circulou aos sábados
 ?? EPITÁCIO PESSOA/ESTADÃO ??
EPITÁCIO PESSOA/ESTADÃO
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil