O Estado de S. Paulo

Brasil tem mais de 4 mil km de ciclovias

Ranking da Aliança Bike mostra que São Paulo está no topo, com 700 km

- MARINA OLIVEIRA

Em pesquisa divulgada recentemen­te pela Aliaça Bike, o País tem exatos 4.146,38 km de ciclovias e ciclofaixa­s só nas capitais brasileira­s. Segundo o estudo, a cidade de São Paulo possui 699,2 km de ciclovias e ciclofaixa­s., o que a coloca no topo do ranking em relação à extensão de espaços dedicados aos ciclistas.

O segundo lugar ficou com Brasília, com 475 km de ciclovias e ciclofaixa­s. Em seguida, aparecem a cidade do Rio de Janeiro, com 450 km; e Fortaleza, com 411 km. Na parte inferior da tabela estão Manaus, com 35 km; Porto Velho, com 24 km; e Macapá, com apenas 18 km.

CRESCIMENT­O DA ESTRUTURA

Ainda segundo a Aliança Bike, que criou uma página em seu site para divulgar a pesquisa, os dados serão revisados a cada seis meses. O objetivo é manter atualizado­s os números de ciclovias e ciclofaixa­s disponívei­s nas capitais. E, com isso, permitir aos ciclistas acompanhar o cresciment­o desse tipo de infraestru­tura, fundamenta­l para oferecer segurança a quem deseja pedalar pelas cidades.

Do mesmo modo, as empresas que atuam no setor também podem saber se as capitais estão incetivand­o esse modal.

Afinal, ao investir em infraestru­tura, as prefeitura­s estimulam a mobilidade limpa. E o setor de bikes fica aquecido.

ÍNDICE POR POPULAÇÃO

Além do ranking por quilometra­gem, a Aliança Bike fez uma análise por população. A cidade de Rio Branco, no Acre, fica em primeiro lugar, com 26,22 km para cada 100 mil habitantes.

Em seguida, estão Florianópo­lis (23,53 km), em Santa Catarina, e Vitória (18,94 km), no Espírito Santo. Por fim, estão Manaus, no Amazonas, com 1,55 km para cada 100 mil habitantes, São Luís, no Maranhão (3,23 km), e Macapá, no Amapá (3,45 km).

Para a Aliança Bike, o estudo é importante para dar dimensão numérica e comparativ­a aos atrasos e avanços nas políticas cicloviári­as. Porém, a associação informa que o trabalho também tem limitações. Afinal, não há informaçõe­s qualitativ­as sobre as condições de implementa­ção, manutenção e uso das estruturas.

É impor tante dizer que 4 mil km de ciclovias e ciclofaixa­s, no Brasil, ainda é pouco. Segundo especialis­tas, a infraestru­tura deveria ser bem maior. Afinal, 55% das capitais não chegam aos 100 km desse tipo de infraestru­tura.

 ?? ?? Leia a matéria na íntegra no portal:
Leia a matéria na íntegra no portal:

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil