O Estado de S. Paulo

Isolado, Ciro anuncia chapa ‘pura’ com vice-prefeita de Salvador

Presidenci­ável do PDT tentou atrair o União Brasil e o PSD, mas não conseguiu e, como em 2018, candidatur­a não terá alianças

- LAURIBERTO POMPEU IANDER PORCELLA

No último dia das convenções partidária­s, o PDT anunciou ontem a indicação da vice-prefeita de Salvador, Ana Paula Matos, para ser a candidata a vice-presidente na chapa encabeçada por Ciro Gomes. Inicialmen­te, o ex-governador do Ceará queria ter um nome do União Brasil ou do PSD como vice, mas os partidos não quiseram embarcar na candidatur­a dele, o que forçou o PDT a ter uma chapa pura. Mesmo sendo o terceiro colocado nas pesquisas, Ciro não conseguiu ter apoio de outro partido para sua candidatur­a.

Ana Paula Matos é formada em Administra­ção e Direito e é servidora concursada da Petrobras. Disputou a primeira eleição em 2020 e foi eleita viceprefei­ta na chapa de Bruno Reis (União Brasil). A gestão da capital baiana faz parte do grupo político do ex-prefeito ACM Neto (União Brasil), que é candidato a governador da Bahia neste ano. Na gestão de ACM Neto na prefeitura de Salvador, a pedetista foi secretária de Promoção Social e Combate à Pobreza e diretora-geral das prefeitura­s-bairros.

Ciro costuma elogiar ACM

Neto e já o chamou de “ótimo gestor”. No entanto, o candidato a governador, líder nas pesquisas de intenção de voto na Bahia, procura se desvincula­r da eleição nacional e não deve declarar apoio a nenhum candidato ao Palácio do Planalto, nem mesmo a Soraya Thronicke, de seu partido.

Ao formalizar Ana Paula como vice, no Diretório Nacional do partido, em Brasília, Ciro disse que ela chega para fazer de sua eventual gestão “um governo feminino, com o auxílio das suas diversas atribuiçõe­s e capacidade de gestão”.

DEBATE. O candidato do PDT convidou os candidatos a vice nas chapas de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e de Jair Bolsonaro (PL) – Geraldo Alckmin (PSB) e Walter Braga Netto (PL), respectiva­mente – para o debate, caso os presidenci­áveis não participem.

“Quero fazer um apelo, que o Lula e o Bolsonaro venham para o debate, caso eles não venham, que o Geraldo Alckmin e o vice de Bolsonaro, o general não sei das quantas, participem do debate com a Ana Paula”, disse Ciro. Líderes das pesquisas de intenção de voto, Lula e Bolsonaro não confirmam a participaç­ão nos debates neste ano.

PESQUISAS. Pesquisa Datafolha divulgada na semana passada mostrou que Ciro tem 8% das intenções de voto, atrás de Bolsonaro, com 29%, e do ex-presidente Lula, que lidera a disputa com 47% das intenções de voto, mesmo nível da pesquisa de junho.

Não é a primeira vez que Ciro recorre a uma solução caseira para compor sua chapa como vice. Em 2018, a escolhida foi a senadora Kátia Abreu, que hoje está no Progressis­tas, mas na época era do PDT. Também naquele ano, a definição se deu perto do prazo final das convenções e, assim como neste ano, ocorreu depois de o candidato do PDT não ter conseguido sucesso em atrair outras legendas. •

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil