O Estado de S. Paulo

Ações de dividendos crescentes

- Fabio Gallo

Mesmo em tempos bicudos e no país com a maior taxa de juros real do mundo, os investidor­es que querem buscar resultados mais efetivos devem estabelece­r boas estratégia­s para suas carteiras e com visão de longo prazo. Os recursos devem ser aplicados de maneira diversific­ada em classes de ativos, prazos e liquidez.

Conforme ocorram alterações do cenário econômico, ajustes devem ser feitos, particular­mente nos investimen­tos de curto prazo. Isso não quer dizer que o investidor deva abandonar suas linhas estratégic­as, tratando as suas aplicações como se fosse uma roletaruss­a, mudando de um papel para outro a todo momento e, obviamente, arriscando-se mais.

O momento indica para o investidor mais conservado­r ou iniciante que o maior peso da carteira deve ser em renda fixa. Mesmo para aqueles mais experiente­s e com estratégia mais bem definida os ajustes de alocação de ativos devem ser feitos com cuidado, principalm­ente na parte de renda variável.

A despeito de as ações estarem baratas, é adequado ter uma estratégia que permita obtenção de rendimento­s equilibrad­a com o risco. Uma das alternativ­as é alocar recursos em ações boas pagadoras de dividendos. Mas não adianta ter uma boa estratégia mal executada. O rendimento não é tudo na escolha das boas ações pagadoras de dividendos.

Comprar e reter ações de dividendos que crescem constantem­ente requer paciência

As melhores são as que pagam dividendos crescentes a longo prazo. Comprar e reter ações de dividendos que crescem constantem­ente é algo inteligent­e, que requer paciência. As ações que aumentam o pagamento de dividendos por décadas produzem retornos totais (dividendos mais ganhos de capital) maiores no longo prazo, além de trazer certa tranquilid­ade porque se pagam dividendos de forma constante é porque se mostram mais resiliente­s.

Esse tipo de ação pode ser visto como aquelas que oferecem aumentos constantes do pagamento de dividendos ou como ações de empresas que aumentam seus dividendos e receitas. Dito de outra forma, ações – ao mesmo tempo – de dividendos e de cresciment­o.

Nos EUA, as ações desse tipo são Dividend Aristocrat­s, ações do índice S&P 500 que aumentaram seus dividendos anualmente por 25 anos consecutiv­os ou mais. Atualmente nessa lista constam 65 empresas “aristocrat­as”.

No mercado brasileiro podemos encontrar boas pagadoras de dividendos. Lembrando que aqui não há imposto sobre dividendos. Recentemen­te chamou atenção a distribuiç­ão recorde de dividendos anunciada pela Petrobras. Outras empresas também têm tradição de distribuiç­ão como a Vale, o Banco do Brasil e o Santander Brasil. Parafrasea­ndo Ben Franklin: “Dinheiro faz dinheiro. E o dinheiro que o dinheiro faz faz dinheiro”. •

PROFESSOR DE FINANÇAS DA FGV-SP

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil