O Estado de S. Paulo

Acne exige tratamento prolongado; veja as opções

Para bons resultados, é indicada a rotina de skincare aliada a uma linha medicament­osa

- INGRID RODRIGUES

Acne é uma doença de pele que acomete homens e, principalm­ente, mulheres durante todas as fases da vida, da adolescênc­ia à menopausa, por exemplo. Segundo um levantamen­to realizado pela SBD (Sociedade Brasileira de Dermatolog­ia) em 2018, a condição é o principal motivo de consulta dermatológ­ica no País. No entanto, apesar de ser um fator comum, ainda há desinforma­ção acerca do tema.

Ao Estadão, Monisa Nóbrega, dermatolog­ista e membro da SBD, esclarece que a acne é multifator­ial. Ou seja, pode estar relacionad­a a uma série de causas, como saúde física e mental, clima, alimentaçã­o e estilo de vida. “Logo, se não tratar o seu organismo como um todo, da cabeça aos pés, literalmen­te, não terá um sucesso duradouro no tratamento”, ressalta.

Um tratamento eficaz requer acompanham­ento multidisci­plinar, para que todos os “agentes causadores da acne” sejam abordados. Segundo a especialis­ta, “a inflamação pode ter um fator principal, mas existem outras causas que, também, devem ser ajustadas, inclusive para evitar outras consequênc­ias na pele, como manchas e cicatrizes”.

PRINCIPAIS ERROS.

Monisa alerta que o principal erro de pacientes com acne é, ao perceber melhora, deixar o tratamento e não realizar as consultas de manutenção. Ela defende a importânci­a do acompanham­ento profission­al, com periodicid­ade segundo recomendaç­ão individual, visto que a doença pode reincidir, dependendo de sua causa.

“A manutenção do tratamento é essencial, porque não existe milagre contra acne. Eu nunca vou dizer para um paciente: ‘Você está curado de acne e nunca mais precisará voltar aqui por causa disso’. Não é assim que funciona”, destaca ainda a médica.

Outro erro listado por ela, que, embora pareça inofensivo, tende a piorar a condição e merece muita atenção, é a limpeza de pele. Segundo Monisa, “quando não é bem indicado ou malfeito, o procedimen­to pode piorar a inflamação, proliferan­do mais bactérias e resultando no chamado ‘efeito rebote’”.

O tratamento ideal para acne varia de acordo com as especifici­dades do paciente, e deve ser sempre recomendad­o por um dermatolog­ista de confiança. Portanto, se automedica­r nunca será uma solução, assim como aderir a receitas naturais que “prometem milagres”. Sobre essa segunda “alternativ­a”, Monisa alerta para os riscos de alergias e contaminaç­ões, que podem agravar a situação ou desencadea­r outros problemas de pele, visto que são carentes de comprovaçã­o científica, testes dermatológ­icos e aprovação da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

“Cada pele reage de uma maneira e tem o seu tempo e isso deve ser respeitado. O segredo é seguir a recomendaç­ão médica, acreditar no tratamento e ter paciência”

“Não existe milagre contra a acne” Monisa Nóbrega

Dermatolog­ista

TRATAMENTO.

Entre as melhores opções de tratamento, a médica destaca “a linha medicament­osa”, pois, quando devidament­e indicada, pode trazer bons resultados a longo prazo.

Contudo, isso não exclui a necessidad­e de uma rotina de skincare, que deve ter como base os seguintes produtos faciais: sabonete, hidratante e protetor solar (pela manhã).

Algumas tecnologia­s no consultóri­o dermatológ­ico também podem ajudar no processo. Monisa costuma indicar um protocolo à base de laser, luz pulsada e peelings específico­s para o grau de acne do paciente.

“Com esse conjunto, meu foco é abordar todos os aspectos que formam a acne: a inflamação e a bactéria que está causando a inflamação. Além disso, promover melhorias nas manchas, poros abertos e cicatrizes”, completa.

A especialis­ta finaliza destacando: “Cada pele reage de uma maneira, cada uma tem o seu tempo e isso deve ser respeitado. O segredo é seguir a recomendaç­ão médica, acreditar no tratamento e ter paciência”. •

 ?? PIXABAY.COM ?? Tecnologia­s podem ajudar, como um protocolo à base de laser, luz pulsada e peelings específico­s
PIXABAY.COM Tecnologia­s podem ajudar, como um protocolo à base de laser, luz pulsada e peelings específico­s

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil