O Estado de S. Paulo

Ator descomplic­a a História em vídeos no Tik Tok

Pedro Daher usa ‘mapas falantes’ para explicar da Guerra da Lagosta ao conflito na Ucrânia

- CAROLINA MARINS

Após a Rússia invadir a Ucrânia na madrugada do dia 24 de fevereiro, o ator brasileiro Pedro Daher, de 25 anos, acordou com um salto de seguidores e acesso em suas redes sociais. O motivo foi um vídeo que havia publicado dias antes no Tiktok explicando a escalada das tensões no leste europeu. Desde então, ele já gravou sete vídeos explicando o conflito, cada vez mais longos e com mais fontes, e todos os dias seus seguidores perguntam: “O que está acontecend­o na Ucrânia?”

Daher já era conhecido desde 2021 por fazer vídeos em que brinca com as diferenças de vocabulári­o entre Brasil e Portugal em “mapas falantes”. Ele usa um recurso do Tiktok para inserir seu rosto nos mapas dos países - assim as nações “conversam”. Com gosto por História e Relações Internacio­nais, o ator começou também a falar de temas históricos e da atualidade.

Depois do sucesso, a briga entre Brasil e Portugal foi ficando séria, com direito a cobrança pelo “ouro roubado” e até pedido de desculpas pela colonizaçã­o. O ator já abordou a guerra do Paraguai, a Guerra da Lagosta – episódio entre França e Brasil nos anos 60 envolvendo captura ilegal de lagostas –, a guerra de Troia e até as Guerras Mundiais.

E A UCRÂNIA? A guerra na Ucrânia se tornou assunto quase inevitável. O primeiro vídeo foi publicado em 31 de janeiro, explicando o que era a Otan e como a intenção da Ucrânia em aderir à aliança era vista como uma ameaça pela Rússia. “Eu não esperava que a Ucrânia fosse ser invadida”, confessa em entrevista ao Estadão. “Meu primeiro vídeo era explicando a tensão, e só foi explodir quando a Rússia invadiu. A galera foi atrás para descobrir o que estava acontecend­o.”

Foi assim que nasceu a série “Meu vizinho tá Putin”, que já teve sete vídeos publicados, alguns com quase seis minutos de duração. Desde então, o ator já falou da dependênci­a da Alemanha ao gás natural russo, a ida de Jair Bolsonaro para Moscou dias antes da invasão e a imposição de sanções ocidentais.

O conflito na Ucrânia não é o único assunto que Daher aborda em seus vídeos, mas é de longe o mais requisitad­o.

“Eu entro em live no Tiktok todos os dias, tomo café, bato papo, e o tempo todo que eu estou lá na live o pessoal fica pedindo ‘quando que tem mais vídeo da Ucrânia?’, ‘o que está acontecend­o na Ucrânia?’, um monte de gente me pergunta”, ri.

“Tem muita gente que fala ‘obrigado, graças a você, eu estou entendendo’, ‘eu não estava entendendo nada, com um minuto de vídeo eu consegui entender’ e eu fico bem satisfeito com esse resultado”, comemora. E não é só quem está confuso que busca pelos vídeos. Daher relata que já recebeu retorno de professore­s que contam ter utilizado seus vídeos em salas de aula.

Por isso, Daher pensa em abordar questões históricas que podem ajudar estudantes no próximo Enem. “Conflitos no Brasil, por exemplo a Revolta da Vacina, o Tratado de Tordesilha­s, o descobrime­nto do Brasil, Independên­cia. Porque tem muita gente que não sabe como isso aconteceu e é interessan­te levar isso para as pessoas”, adianta. “É muito legal que muita gente usou os meus vídeos na sala de aulas, não só os alunos, os professore­s também”. •

 ?? PEDRO DAHER ?? Pedro Daher gravando os vídeos no Tik Tok em sua casa
PEDRO DAHER Pedro Daher gravando os vídeos no Tik Tok em sua casa

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil