O Estado de S. Paulo

Ladrões devolvem Pix ao descobrir que vítima era a mulher de Marcola

Ela é apontada como a pessoa que repassa informaçõe­s de forma codificada ao grupo do PCC que buscava o resgate do líder

-

Um assalto cometido em São Paulo teve um desfecho inusitado. Após ter o aparelho celular levado e dinheiro transferid­o via pix, a vítima acabou recebendo de volta o pertence e o valor indevidame­nte retirado da sua conta. A razão: os criminosos descobrira­m que ela é mulher de Marco Willians Herbas Camacho, o Marcola, líder máximo do Primeiro Comando da Capital (PCC).

Em conversa em novembro, revelada anteontem pelo programa Fantástico, da TV Globo, a mulher conta a Marcola sobre o episódio. “O trânsito parou, tomei um susto tão grande. Demorei uns segundos para voltar ao normal”, afirmou Cynthia Giglioli Herbas Camacho no parlatório da cadeia. “Aí devolveram porque viram meu nome. Mandaram entregar lá no salão.” Marcola, então, ri. Ela afirmou que o caso aconteceu “na Marginal, expressa”, sem especifica­r se estava se referindo à do Tietê ou à do Pinheiros.

Cynthia Giglioli Herbas Camacho se casou com Marcola em 2007, após sete anos de namoro. A cerimônia foi realizada dentro da Penitenciá­ria de Segurança Máxima de Presidente Bernardes, no interior de São Paulo.

À época, de acordo com funcionári­os do presídio, onde funciona o Regime Disciplina­r Diferencia­do (RDD), que não permite regalias nem visita íntima, Marcola e Cynthia não se tocaram. Apenas trocaram olhares pelo vidro à prova de bala instalado no parlatório.

RESGATE. Em março deste ano, Marcola, que tem mais de 300 anos de pena para cumprir, foi transferid­o de Brasília para o presídio federal de Porto Velho, em Rondônia. Na semana passada, a Polícia Federal e o Departamen­to Penitenciá­rio Nacional fizeram uma operação para prender um grupo que planejava resgatar Marcola e outros líderes do PCC custodiado­s nas Penitenciá­rias Federais de Brasília e Porto Velho.

Entre as 13 ordens de busca e apreensão cumpridas, o juiz da 15.ª Vara Federal de Brasília listou a mulher de Marcola. Ela é apontada pelos investigad­ores como a pessoa que repassa informaçõe­s de forma codificada a respeito da situação das pessoas que estavam envolvidas no plano de resgate. •

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil