O Estado de S. Paulo

Nas redes, o afeto entre avó e neta ganha movimento

Elas compartilh­am com cerca de 400 mil seguidores rotina da pequena Sosô após diagnóstic­o de Lúpus

- SHAGALY FERREIRA

Sophia Cavalcante, de sete anos, conquistou os primeiros fãs ainda no leito de um hospital, em 2021. Profission­ais da saúde de uma unidade privada de Salvador (BA) ficaram encantados com a alegria da menina, incompatív­el com seu estado fragilizad­o na UTI. Há dois anos, ela foi diagnostic­ada com Lúpus Eritematos­o Sistêmico e Discoide, doença inflamatór­ia autoimune, tendo a companhia fiel da avó, Magnólia Santos, 57 anos, em todo o tratamento. Incentivad­a pela equipe médica, Magnólia começou a gravar vídeos da neta e não parou mais.

A experiênci­a das duas com redes sociais era quase nula. A avó aproveitou dois perfis pessoais poucos ativos para postar o conteúdo e foi aprimorand­o as publicaçõe­s a partir das orientaçõe­s dos internauta­s. No Youtube, são 10 mil inscritos. Já no Instagram os seguidores passaram de pouco mais de 600, na época da alta de Sophia, em junho de 2021, para os atuais 410 mil.

É em uma casa em Cruz das Almas (BA), no recôncavo baiano, onde moram avó e neta, que é realizada a maior parte das gravações. Os “lóveres”, como Sophia chama os seguidores, acompanham a rotina de cuidados da menina, que tem como conteúdo predominan­te as receitas elaboradas por Magnólia para a reeducação alimentar da criança. Sem o auxílio de um roteiro, Sosô, como é conhecida, fala com desenvoltu­ra nos vídeos, enquanto a vovó, na maior parte das vezes, aparece só com a voz.

Nas postagens, a pequena, que está aprendendo a ler, reúne informaçõe­s nutriciona­is de sua dieta, com dados que a avó pesquisa em artigos científico­s – e explica por que, para ela, é importante uma alimentaçã­o sem excesso de gorduras e guloseimas. “Na boca está tudo gostoso, mas quando desce para o estômago, os órgãos ficam chorando. Com a alimentaçã­o saudável, os órgãos ficam felizes.”

O carisma das baianas já ajudou a cativar vários fãs famosos, como a apresentad­ora Astrid Fontenelle, e levou as duas, no início deste ano, a ganhar o troféu Famosos da Internet, do programa Eliana, no SBT. Na mesma atração, participar­am do quadro Dia de Sorte e foram premiadas com R$ 60 mil.

Mesmo com a visibilida­de, a avó prefere administra­r as redes sociais sozinha e sem parcerias com grandes marcas, para preservar a neta. “Não quero nada que comprometa a saúde dela”, explica. Em meio aos cuidados com Sosô, ela tenta responder às milhares de mensagens que recebe dos seguidores, principalm­ente dos que estão enfrentand­o alguma doença. Com a empatia de quem vivencia uma batalha pela saúde estável, Sophia entende que seu conteúdo pode ser um conforto para essas pessoas. Adoro fazer os vídeos e passar a minha mensagem de carinho e de amor para os outros que estão tristes e em cima de uma cama”, comenta a menina.

PARCERIA. Além de entreter e apoiar seguidores, a produção de centenas de vídeos em pouco mais de um ano serviu também para fortalecer a parceria entre neta e avó, construída antes mesmo de a menina nascer. “Eu já conversava com Sophia na barriga da mãe e ela pulava”, relembra Magnólia. “Não sei o que seria de mim sem minha avó, ela é minha âncora e me guia sempre no caminho do bem.” •

 ?? ARQUIVO PESSOAL ?? Incentivad­a, Magnólia começou a gravar vídeos da neta Sophia
ARQUIVO PESSOAL Incentivad­a, Magnólia começou a gravar vídeos da neta Sophia

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil