O Estado de S. Paulo

Capital paulista pode registrar novo recorde de frio no fim de semana

Hoje temperatur­a só despenca, chegando aos 9ºC à noite; sábado também será de temperatur­a baixa e muita unidade

- RENATA OKUMURA

Depois da passagem do ciclone extratropi­cal pela costa brasileira na semana passada, nova frente fria acompanhad­a de uma intensa massa de ar polar provoca queda nas temperatur­as em São Paulo e Estados do sul do País nos próximos dias. Segundo a Climatempo, os termômetro­s vão despencar e a capital paulista pode terminar esta semana com o recorde de menor temperatur­a do ano.

Ontem, algumas instabilid­ades já se espalharam por parte do Estado de São Paulo. “A frente fria vai avançar durante a quinta-feira. A chuva de quarta-feira, que se espalhou sobre o sul, centro e oeste paulista, aconteceu em razão da circulação de ventos entre o Paraguai, Mato Grosso do Sul e o Paraná”, informou a Climatempo. Com o avanço da frente fria, as áreas do sul, centro e oeste de São Paulo começaram o dia com bastante nebulosida­de e previsão de temporal.

Na capital, Baixada Santista, litoral norte e norte do Estado, o dia começou com sol ontem. A partir da tarde, voltou a chover e as temperatur­as entraram em declínio. “Várias cidades devem registrar mínimas à noite, incluindo a capital”, previa a Climatempo.

Na sexta-feira, a frente fria começa a se afastar, mas as temperatur­as permanecem baixas. Além disso, a infiltraçã­o marítima vai manter muita umidade no leste paulista, por isso ainda há expectativ­a de chuva em algumas regiões.

A cidade de São Paulo deve começar esta sexta-feira com 15°C e a temperatur­a só despenca até chegar aos 9°C à noite. Não haverá elevação de temperatur­a no decorrer do dia, como normalment­e acontece. A previsão é de dia nublado e chuvoso em toda a Grande São Paulo, Baixada Santista, litoral norte e Vale do Paraíba.

Para amanhã, a expectativ­a é de que as temperatur­as permaneçam muito baixas e a sensação será de frio por quase todas as regiões paulistas. Há chance de um novo recorde de frio do ano na capital paulista. Conforme a Climatempo, até o momento, as temperatur­as mais baixas de 2022 foram registrada­s em 18 de maio de 2022, quando a capital teve mínima de 7°C e a máxima não passou dos 12,9°C. Além do frio, os ventos também marcam presença nos próximos dias, com a possibilid­ade de rajadas entre 50 e 70 km/h. O mar permanece agitado no litoral paulista, com previsão de ondas de até 3 metros.

SUL. A passagem de uma nova frente fria já faz cair a temperatur­a e provocar chuvas volumosas em cidades do Sul do País. No Rio Grande do Sul, a Defesa Civil alerta para o risco de temporais e ventos de até 60 km/h. Em Santa Catarina, há expectativ­a de neve na serra. “Há estabeleci­mento de uma massa de ar polar em todo o Estado. Foi emitido aviso meteorológ­ico, em nível de atenção para frio intenso que é válido até domingo”, disse o meteorolog­ista Caio Guerra, da Defesa Civil de Santa Catarina. Nas regiões do Grande Oeste, Planaltos e Alto Vale do Itajaí, são esperadas temperatur­as abaixo de zero, confirmaçã­o de geada ampla entre as madrugadas e manhãs, especialme­nte nos pontos altos. •

 ?? EVANDRO LEAL/ENQUADRAR ?? Agasalhos na rua: mínima na cidade este ano foi registrada em maio
EVANDRO LEAL/ENQUADRAR Agasalhos na rua: mínima na cidade este ano foi registrada em maio

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil