O Estado de S. Paulo

Deu a louca na Fifa!

- Robson Morelli E-mail: robson.morelli@estadao.com

Acompanhe comigo! A Fifa já definiu que a próxima Copa do Mundo será disputada em três países, previament­e escolhidos: México, Estados Unidos e Canadá, cada um com suas caracterís­ticas e cultura próprias, todos eles diferentes entre si, até mesmo no futebol.

A Fifa também acaba de confirmar que o Mundial de Clubes não vai acabar. Havia dúvidas. Escolheu ontem Marrocos para sediar o próximo, em 2023, muito provavelme­nte pelo carinho que a seleção deste país recebeu na Copa do Catar. Flamengo e Real Madrid estarão nessa. São os favoritos, um sul-americano e outro europeu. O último brasileiro que ganhou foi o Corinthian­s, na temporada de 2012. Seu segundo.

O presidente Gianni Infantino disse ainda que o Mundial de Clubes terá 32 equipes a partir da edição de 2025, portanto, um ano antes da próxima Copa. E será jogado a partir de então de quatro em quatro anos. Vai ter mais sul-americanos.

Uma outra novidade da entidade em seu simpósio em Doha antes da final entre Argentina e França, amanhã, ao meiodia do horário de Brasília, foi admitir a possibilid­ade de organizar amistosos entre um ciclo e outro de Copas entre as seleções dos continente­s. Ou seja, a Fifa pode acabar em breve com um problemão da CBF, o de se mostrar incompeten­te para arrumar confrontos da seleção com rivais da Europa.

E por que deu a louca na Fifa? Porque ela vai precisar de datas para tudo isso, assim como da ‘aprovação’ da Uefa, que cuida do futebol europeu, para

Infantino toma uma série de decisões no futebol que vão mexer com o calendário mundial

convencer todos os envolvidos com suas decisões. Algumas dessas informaçõe­s antecipada­s por Infantino ainda são apenas prévias do que a entidade e ele querem realizar nas próximas temporadas.

Isso muda todos os calendário­s do futebol pelo mundo, mas atinge em cheio a América do Sul e também a Europa, com seus representa­ntes envolvidos em outros torneios. Essa preocupaçã­o minha não deve ser a mesma da Fifa, porque ela é soberana, assim como é soberana a Conmebol em relação à CBF. Quem vai levar a pior será, certamente, o futebol brasileiro, o primeiro a se ajoelhar diante de seus superiores no futebol. E, dentro do Brasil, os Estaduais podem pagar a conta pelas ideias da Fifa.

A Fifa também enlouquece ao festejar a “melhor Copa do Mundo de todos os tempos” no Catar. Opa! Pera, lá! A disputa não foi nem de longe o melhor Mundial. O país-sede foi duramente criticado por suas leis e costumes, nada a ver com o futebol no mundo inteiro e com seus torcedores. A Fifa ainda faz Copas pensando no torcedor, não? Então, o Catar deixou muito, mas muito a desejar. Não fossem os argentinos dando à competição o ar que ela merece, e os marroquino­s em festa, a Copa estaria condenada a ser a mais fria (desculpe o trocadilho) de todos os tempos mesmo num país quente pra chuchu. •

EDITOR GERAL DE ESPORTES DO ESTADÃO E COMENTARIS­TA DA RÁDIO ELDORADO

INSTAGRAM: @ROBSONMORE­LLI7; TWITTER: @ROBSONMORE­LLI; FACEBOOK: @ROBSONMORE­LLI

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil