O Estado de S. Paulo

Livrarias levam leitores e turistas literários ao centro de São Paulo

Pela Praça da República, região do Minhocão e redondezas, um roteiro a pé por lojas que vendem livros em meio a prédios históricos

- MARIA FERNANDA RODRIGUES

Escolhas pessoais levaram novos empreended­ores do mundo do livro a fincar raízes no centro de São Paulo. E, individual­mente e de forma independen­te, eles estão ajudando a mudar a cara das livrarias da região – e da própria região.

A Eiffel, por exemplo, abriu as portas há 10 dias na Praça da República, onde antes funcionava uma loja de cuecas. Duas bancas de jornal abandonada­s se transforma­ram em espaços para venda de obras de artistas e editoras independen­tes. Na Galeria Metrópole, que já foi símbolo do luxo e depois da decadência, convivem nada menos do que três livrarias.

Assim, por um misto de coincidênc­ia e vontade de ocupar o centro para fazer algo novo numa região que sempre viveu de altos e baixos, por onde circulam e vivem milhares de pessoas de todas as classes sociais, essas livrarias estão se tornando um novo destino de paulistano­s e turistas.

O Estadão selecionou 12 livrarias para conhecer a pé, num passeio também pela arquitetur­a e gastronomi­a do centro. Detalhe: 8 delas foram inaugurada­s de 2020 para cá.

“As livrarias estiveram presente no centro por muito tempo, mas esse movimento de ‘shoppingce­nterização’ de São Paulo, de isolamento das pessoas, foi um pouco minando o centro, que entrou em decadência. Vemos hoje um movimento contrário”, comenta Fernanda Diamant, uma das idealizado­ras da Megafauna, inaugurada em pleno 2020 pandêmico, no térreo do Copan. Ela está feliz com os resultados, e diz que a parceria com a chef Bel Coelho, que pilota o Cuia Café, é um dos vários fatores do sucesso.

“Passada a pandemia e com novas perspectiv­as para o País, vemos de novo essa turbina de energia e de criativida­de no centro”, ela diz ainda – e explica que não entende as livrarias vizinhas como concorrent­es.

O Cuia está dentro da Megafauna. Do lado, fica o Bar da Dona Onça. A 400 m dali, está a Eiffel, a mais nova livraria de São Paulo, especializ­ada em livros de arquitetur­a, inaugurada também em prédio de Niemeyer e distante poucos passos da Casa do Porco e do Z Deli. Ou seja, dependendo do horário da visita e do bolso, dá para fazer um programa casado.

DIVERSIDAD­E. Da Megafauna até a Galeria Metrópole, outro reduto literário da região, são 230 m. Ali ficam a Tapera Taperá (2016), misto de biblioteca, livraria e espaço de debate; a HG Publicaçõe­s (2022), antiga Banca Higienópol­is, com uma curadoria focada na autoria preta, indígena, LGBT+ e independen­te; e o Sebo IP Livros Usados, Raros e Esgotados (2022) – sem poeira ou mofo e, às vezes, com livros novos.

Caminhando na direção do Minhocão, está a Gato Sem Rabo (2021), exclusiva para livros escritos por mulheres, lotada nos finais de semana e que também vira um passeio casado se o leitor quiser fazer uma parada (de preferênci­a com reserva) no Cora, no terraço do prédio. Mais dois minutos, na direção da Praça Rotary, chegamos à Banca Curva, de publicaçõe­s independen­tes. Na direção da Consolação, está a mais antiga da lista: a Martins Fontes da Dr. Vila Nova (1985). Ou seguindo o caminho da Vila Buarque e Santa Cecília, estão a Ponta de Lança (2021), a Pulsa (2022), no Bar Das, com autorias e narrativas LGBT+, a Banca Tatuí (2014), de obras independen­tes, e a Yerba, uma ótima parada para um chá ou café. •

 ?? WERTHER SANTANA/ESTADÃO ?? 1. Megafauna, no Copan, com 200 m2, é a maior entre as novas livrarias do centro
WERTHER SANTANA/ESTADÃO 1. Megafauna, no Copan, com 200 m2, é a maior entre as novas livrarias do centro
 ?? FÁBIO FURTADO ?? 3. E a IP está na Galeria Metrópole
FÁBIO FURTADO 3. E a IP está na Galeria Metrópole
 ?? TIAGO QUEIROZ/ESTADÃO - 25/5/2021 ?? 2. A Gato Sem Rabo fica na Amaral Gurgel
TIAGO QUEIROZ/ESTADÃO - 25/5/2021 2. A Gato Sem Rabo fica na Amaral Gurgel
 ?? ?? NA WEB
Veja o mapa, as caracterís­ticas e o funcioname­nto de cada livraria www.estadao.com.br/
NA WEB Veja o mapa, as caracterís­ticas e o funcioname­nto de cada livraria www.estadao.com.br/

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil