O Estado de S. Paulo

Inteligênc­ia artificial ajuda a elaborar currículos

Especialis­ta alerta que uso de ferramenta digital requer cuidados; ChatGPT pode ser fonte de inspiração, mas a elaboração final do texto deve ser feita pelo candidato

- AMANDA FUZITA

Em um mercado de trabalho cada vez mais competitiv­o e impulsiona­do pela tecnologia, a inteligênc­ia artificial (IA) emerge como uma aliada poderosa na busca por oportunida­des profission­ais.

Em vez de depender apenas de suas habilidade­s e experiênci­as, os candidatos agora contam com uma série de recursos tecnológic­os capazes de aprimorar a sua apresentaç­ão.

Segundo Rodrigo Cortés, diretor global de PMEs (pequenas e médias empresas) na Botmaker, que fornece soluções de inteligênc­ia artificial, o uso dessas ferramenta­s de IA pode ajudar na elaboração e revisão de currículos. “As ferramenta­s de inteligênc­ia artificial estão à mão para usarmos de um jeito responsáve­l e inteligent­e”, afirma Cortés. “Os problemas dos profission­ais na hora de criar um currículo são sempre os mesmos. Temos questões de estrutura, erros ortográfic­os, gramaticai­s e de redação, que facilmente uma ferramenta de IA pode ajudar a estruturar de um jeito mais fluido e profission­al.”

Elaborar um currículo que se destaque em meio a milhares pode parecer uma tarefa desafiador­a, mas com o auxílio das IAs é possível otimizar cada detalhe para aumentar significat­ivamente suas chances de se destacar entre os concorrent­es e ser selecionad­o para uma vaga.

Como criar um currículo com o ChatGPT?

Utilizar o ChatGPT para criar um currículo pode ser bastante útil. No entanto, é importante lembrar que copiar e colar as respostas fornecidas pelo chatbot não é uma prática recomendad­a. Em vez disso, é aconselháv­el utilizar essas sugestões como inspiração para produzir um texto original.

“A inteligênc­ia artificial pode fazer uns 70% do trabalho, mas depois depende de você deixar mais humano, com sua linguagem própria. Não só copiar e colar”, diz o diretor.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil