O Estado de S. Paulo

Putin diz que Rússia está pronta para ‘guerra mundial’

Presidente russo usa celebração tradiciona­l da vitória soviética sobre os nazistas para renovar suas ameaças ao Ocidente

- AFP e AP

O Dia da Vitória da Rússia, em 9 de maio, foi concebido como uma comemoraçã­o solene dos sacrifício­s feitos pela pátria soviética. Cada vez mais, porém, o presidente Vladimir Putin usa o feriado para fazer propaganda de suas políticas, intimidar o Ocidente e justificar a invasão da Ucrânia.

Na cerimônia de ontem, em Moscou, Putin acusou o Ocidente de incitar um conflito global e disse que a Rússia estava pronta para enfrentar qualquer ameaça, com suas armas nucleares “sempre em alerta”.

Na celebração dos 79 anos da vitória soviética contra a Alemanha nazista, em meio a uma guerra contra a Ucrânia que já dura mais de dois anos, Putin quis mostrar que seu país está pronto para um novo conflito mundial.

Na Praça Vermelha, Putin comandou o desfile com mais de 9 mil militares, segundo a imprensa russa, além de veículos blindados e outros equipament­os. “A Rússia fará todo o possível para evitar um confronto global, mas, ao mesmo tempo, não permitirem­os que ninguém nos ameace. Nossas forças estratégic­as (nucleares) estão sempre em alerta”, disse.

RUPTURA. Em outro sinal de ruptura com o Ocidente, Putin ordenou recentemen­te exercícios nucleares táticos com a participaç­ão das tropas perto da fronteira com a Ucrânia. Entre as armas expostas no desfile de ontem estavam os mísseis balísticos interconti­nentais Yars com capacidade nuclear.

Em seu discurso, Putin acusou o Ocidente de querer “esquecer as lições” da 2.ª Guerra e afirmou que a Rússia rejeita “a pretensão de exclusivid­ade” de qualquer governo ou aliança, em referência implícita à Otan. O presidente russo apresenta a guerra na Ucrânia como um conflito existencia­l para a Rússia, em uma luta contra um governo ucraniano que ele descreve como “neonazista”.

 ?? ?? Tanque soviético na Praça Vermelha: nostalgia da Guerra Fria
Tanque soviético na Praça Vermelha: nostalgia da Guerra Fria

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil