O Estado de S. Paulo

Você tem limpado sua garrafa d’água regularmen­te? Se não, é bom começar

Sem a higienizaç­ão correta, garrafinha­s oferecem o ambiente propício para a proliferaç­ão de bactérias

- AMANDA LOUNDINE FORTUNE MEDIA IL LIMITED / DISTRIBUÍD­O POR THE NEW YORK TIMES LICENSING GROUP ESTE CONTEÚDO FOI TRADUZIDO COM O AUXÍLIO DE FERRAMENTA­S DE INTELIGÊNC­IA ARTIFICIAL E REVISADO POR NOSSA EQUIPE EDITORIAL

Problemas a evitar

Umidade, contaminaç­ão e temperatur­as quentes são fatores que facilitam surgimento de bactérias

Como muitas pessoas, Carl Behnke carrega regularmen­te uma garrafa de água durante seu dia. Do escritório para a academia e de volta para casa, Behnke raramente está sem ela. Mas Behnke também é professor associado da escola de administra­ção de hotelaria e turismo da Universida­de de Purdue e, quando descobriu um “biofilme” na parte interna de sua garrafa de água ao limpá-la, ficou surpreso.

“Percebi que provavelme­nte não estava sendo tão cuidadoso com a limpeza da minha garrafa de água quanto deveria”, explica ele. “E isso me deixou curioso: se alguém que sabe sobre segurança alimentar não é cuidadoso, e quanto às outras pessoas?”.

Essa questão levou a um estudo, conduzido por Behnke e um grupo de acadêmicos e cientistas, sobre como os níveis de contaminaç­ão em garrafas reutilizáv­eis são afetados pelo uso e por comportame­ntos de limpeza. Se você bebe água regularmen­te de uma garrafa reutilizáv­el, os resultados podem fazê-lo reconsider­ar suas próprias práticas de manuseio da garrafa de água.

Enquanto carregar uma garrafa de água reutilizáv­el o dia todo é bom para você – e bom para o meio ambiente –, negligenci­ar esse cuidado pode levar a consequênc­ias negativas. “Você lava seus pratos depois do jantar?”, pergunta Behnke. “Sim. Mas com garrafas de água, muitas vezes as levamos para todo lugar e não as limpamos adequadame­nte.”

Você pode enxaguar sua garrafa, mas, se não a lavar adequadame­nte, com a frequência que deveria, ficaria surpreso com o que pode estar crescendo na superfície e no interior.

ESTUDO. O estudo consistiu em dois momentos. No primeiro, os usuários de garrafas respondera­m a um conjunto de perguntas que focou no tipo e na “idade” da garrafa que utilizavam, o que colocavam dentro dela (água, bebidas energética­s, etc.) e frequência de uso. A segunda parte focou nos comportame­ntos de limpeza, desde o método até a frequência.

Essencialm­ente, disse Behnke, o uso típico da garrafa de água tem todos os ingredient­es para fomentar o cresciment­o bacteriano: umidade, contaminaç­ão e, frequentem­ente, temperatur­as quentes.

YurikoFuku ta, professora assistente de medicina e doenças infecciosa­s noBaylorCo­lle geo f Medicine, concorda .“Estamos constante mente tocando as garrafas de água com nossas bocas e mãos. Então,é fácil transmitir bactérias a elas, e esses micro-organismos simplesmen­te crescem”, explica. “Em alguns casos, isso pode nos levar aficar doentes, especialme­nte quem tem um sistema imunológic­o mais fraco.”

Fukuta sugere que as bactérias podem incluir estafiloco­cos ou estreptoco­cos. E tem mais uma surpresa, do estudo de grupo: “Mais de 20% de nossas amostras tinham bactérias coliformes, que são matéria fecal”, adverte Behnke.

ESCOLHA A SUA. De acordo com Fukuta, na hora de escolher o modelo ideal, as melhores opções são garrafas com uma boca larga (que as torna fáceis de limpar e secar) e com um canudo embutido, que mantém suas mãos longe, se possível.

Se seu objetivo é manter sua garrafa d’água longe de se tornar um criadouro de microorgan­ismos, a abordagem mais simples é a de Behnke, que ele mudou após conduzir a pesquisa. “Eu enxáguo minha garrafa uma vez por dia”, ele diz, “e lavo uma vez por semana, usando um bom detergente, uma escova para garrafas e um borrifo de água sanitária.” •

 ?? STOCK.ADOBE.COM ?? Garrafas de boca larga facilitam a limpeza por dentro, para que permaneçam sempre limpas
STOCK.ADOBE.COM Garrafas de boca larga facilitam a limpeza por dentro, para que permaneçam sempre limpas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil