O Estado de S. Paulo

Como funciona a eleição e quem disputa o poder no Reino Unido

-

• Por que Sunak convocou eleições? Aparenteme­nte, o Reino Unido começou a sair da crise econômica que fez os preços dispararem desde que a Rússia invadiu a Ucrânia, há dois anos. Segundo analistas, Sunak pretende se aproveitar dos últimos índices favoráveis para apostar todas as suas fichas na mensagem de que o país está no caminho certo e somente ele pode garantir a estabilida­de. Seus críticos, porém, acreditam que a razão foi outra: o cenário não deve mudar até o fim do ano – quando deveriam ocorrer as eleições – e o premiê optou pelo elemento surpresa para tirar votos da oposição.

• O que acontece agora? Após 30 de maio, o Parlamento deixa de existir e os deputados se tornam candidatos. Os ministros continuam em seus cargos até a formação de um novo governo.

• Quais as chances de Sunak vencer?

Se as pesquisas estiverem corretas, o Partido Trabalhist­a deve obter uma maioria histórica. A maioria dos analistas prevê uma derrota dura de Sunak. No entanto, tudo ainda pode mudar. Em 2017, a premiê conservado­ra Theresa May liderava as pesquisas quando decidiu antecipar a eleição, mas acabou perdendo a maioria após uma campanha desastrosa e teve de aceitar uma coalizão com um partido nacionalis­ta da Irlanda do Norte.

• Quais os principais temas da campanha? Governo e oposição reivindica­m a exclusivid­ade de serem os únicos capazes de oferecer estabilida­de econômica, embora os trabalhist­as tenham uma vantagem em razão do desgaste de 14 anos de governos conservado­res. O slogan dos trabalhist­as é “Change” (Mudança). Eles prometem uma campanha focada na situação dos serviços públicos, em especial o sistema de saúde, que sofre com listas de espera cada vez mais longas. Conservado­res e trabalhist­as prometem ser duros com relação à imigração. Sunak pretende reduzir a chegada de botes ao Reino Unido. Os trabalhist­as respondem que o único plano do premiê é enviar as pessoas para serem reassentad­as em Ruanda, uma política cara e contestada.

• Como a votação funciona?

Os britânicos escolherão todos os 650 membros da Câmara dos Comuns para um mandato de cinco anos. O partido que obtiver a maioria, seja sozinho ou em coligação, formará o próximo governo e seu líder será o primeiro-ministro. Além de conservado­res e trabalhist­as, outras forças políticas relevantes são o Partido Nacionalis­ta Escocês, o Partido Liberal Democrata, os unionistas da Irlanda do Norte e o Sinn Fein, de nacionalis­tas da Irlanda, que participam da eleição, mas rejeitam assumir as cadeiras no Parlamento britânico.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil