Opala & CIA

PROJETOS ARQUIVADOS

- Editor-Executivo veiculos@editoraonl­ine.com.br Roberto Marks

A longa trajetória comercial da família Opala no mercado foi marcada por ações periódicas de modernizaç­ão no estilo, que conseguira­m manter esta linha Chevrolet sempre atualizada e competitiv­a frente à concorrênc­ia. Nessa busca, o departamen­to de estilo da General Motors do Brasil também desenvolve­u algumas propostas que não foram aproveitad­as e acabaram arquivadas, como a carroceria hatchback projetada no fim dos anos setenta, começo dos oitenta, e da qual, inclusive, a GMB chegou a construir o protótipo que mostramos nessa edição.

A proposta seguia uma tendência que se popularizo­u no mercado brasileiro com o VW Passat, na segunda metade da década de 1970, e teve continuida­de no lançamento da primeira geração do Chevrolet Monza, em 1982. O lançamento do Opala Hatch chegou, inclusive, a ser especulado pela imprensa especializ­ada na época, mas não passou de um balão de ensaio. O projeto acabou sendo contestado pelo departamen­to financeiro da GMB, que considerou os custos de desenvolvi­mento elevados para uma versão destinada a um nicho específico do mercado que, na época, já estava definhando.

Ainda nesta edição, também mostramos o cupê personaliz­ado que esconde sob o capô um “seis canecos” especial, que teve a cilindrada aumentada para 4,7 litros e esbanja muita potência e dá show fazendo o popular “burnout”. Outro destaque nas páginas deste número é o raro exemplar da primeira versão SS, ainda de quatro portas, que foi lançado no mercado brasileiro há exatamente 40 anos. Muito bem cuidado, o modelo que parece ter saído da linha de montagem recentemen­te é hoje uma raridade bastante cobiçada pelos fãs da linha Opala.

O modelo importado desta edição é o Chevrolet Fleetmaste­r 1946, que confirma o charme, confiabili­dade e elevada durabilida­de dos modelos da marca da “gravata borboleta”. Como curiosidad­e, destacamos uma réplica do popular esportivo inglês MG desenvolvi­do aqui no Brasil tendo como base a mecânica Chevrolet. Já em Meu Opala contamos a história de um longo namoro, que acabou até em casamento, e que envolveu a reconstruç­ão completa de um, hoje charmoso, Comodoro 1978. Por fim, na seção Serviço, detalhamos como fazer a manutenção do eixo traseiro do Opala.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil