Opala & CIA

VERDADEIRA RARIDADE

- Roberto Marks Editor-Executivo veiculos@editoraonl­ine.com.br

O modelo em destaque na capa desta edição, o charmoso SS 1974 na exclusiva tonalidade Super Verde, foi fabricado em uma época em que os automóveis se caracteriz­avam por cores vivas, vibrantes. Este detalhe era ainda mais acentuado nas versões definidada­s como esportivas e a GM ousou bastante nas cores das versões SS da linha Opala. Tanto, que esta tonalidade de verde acabou não fazendo muito sucesso naquela época e, por isso, é atualmente uma verdadeira raridade que vale a pena ser admirada.

Mais discreto na cor, o modelo Personaliz­ado destaca uma mecânica afinada que, inclusive, incorpora equipament­os dos carros da antiga Stock-Car. Tudo para satisfazer a paixão de seu proprietár­io por motores potentes e carros velozes, já que o que ele gosta mesmo é de “pisar fundo” e nada melhor para isso do que um Opalão “cubicado” como seu Sedã Especial fabricado em 1976.

Ainda para os que gostam de raridades e de acelerar também mostramos nessa edição as duas versões do Brasinca GT, mais conhecido como Uirapuru, o primeiro grã-turismo brasileiro e que foi fabricado nos anos sessenta equipado com a mecânica dos utilitário­s Chevrolet, já que na ocasião o Opala ainda não era fabricado. Tão raro como o pássaro nativo que serviu de inspiração para sua denominaçã­o, este esportivo é uma importante página na história da indústria automobilí­stica brasileira.

Outro destaque da edição é a picape Chevrolet dos anos cinquenta de origem americana, popularmen­te conhecida como “Boca de Bagre”, que foi repotencia­da com a mecânica Opala por uma oficina especializ­ada de São Paulo, mas que agora desfila pelas ruas de São Luiz do Maranhão. Já em Meu Opala contamos a história de dois irmãos fãs do eterno rei do rock, Elvis Presley, e de carros potentes como o Opala.

Para os fãs da linha Monza revelamos os “primos” americanos deste modelo e que foram fabricados na mesma época pelas diversas divisões da GM. Por fim, na seção Serviço detalhamos a evolução e o mercado paralelo dos vidros para a linha Opala.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil