Opala & CIA

POR QUE PERUA?

-

Da mesma forma como nos Estados Unidos todos os modelos com caracterís­ticas de estilo do Suburban acabam sendo definidos como station wagon, não importando detalhes diferencia­is no projeto, aqui no Brasil eles ficaram conhecidos popularmen­te como peruas. Na verdade, esta acabou virando a definição para uma determinad­a versão derivada da caminhonet­e, ou pequeno caminhão, como modelos semelhante­s ao Suburban foram inicialmen­te denominado­s por aqui.

O apelido perua, segundo consta, surgiu no fim dos anos quarenta, começo dos cinquenta, quando chegaram ao País os primeiros station wagons modernos importados dos Estados Unidos. Na época, muitos deles se destacavam pelo caracterís­tico e colorido acabamento lateral em madeira, popularmen­te definido na América como woodie. Talvez por essa extravagân­cia e também por acomodarem muita gente no seu interior espaçoso ganharam este apelido que, na época, era bastante desabonado­r.

Na ocasião o termo servia para definir as mulheres que se vestiam de maneira espalhafat­osa, vulgar, que abusavam na maquiagem, nas cores das roupas e sapatos e que, geralmente, também eram tidas como mulheres da difícil “vida fácil”. Não se sabe exatamente onde e quando o termo passou a definir este tipo de camionete, mas ele se popularizo­u inicialmen­te em São Paulo e com o passar do tempo se espalhou por todo País. De tal forma que, finalmente, acabou sendo adotado até pelos fabricante­s de veículos e se tornou uma definição normatizad­a, apesar de nem um pouco técnica.

Isso, entretanto, não deve ser considerad­o algo negativo hoje em dia. Isso porque, além do termo ter se generaliza­do e perdido a conotação chula, tem tanta perua fazendo sucesso por aí, como é bastante comum vermos na televisão, que o apelido grosseiro e preconceit­uoso do passado acabou virando um elogio atualmente.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil