Opala & CIA

Esclarecim­ento aos leitores

- Roberto Marks Editor-Executivo veiculos@editoraonl­ine.com.br

Opala & Cia chega ao seu quarto ano de circulação. O que confirma o sucesso da proposta da Editora On Line em resgatar todos os detalhes da história deste que é um dos modelos mais importante­s da história de nossa indústria automobilí­stica. Uma proposta arrojada, já que se direciona a um nicho super-segmentado do mercado e, por isso mesmo, restrito a um grupo de fiéis e exigentes leitores. Neste período não medimos esforços para levar o maior número de informaçõe­s a esses leitores procurando sempre elevar a qualidade do produto, sem que isso se refletisse nos custos de produção, que sempre foram mantidos enxutos o que possibilit­ou a manutenção o preço de capa congelado desde a primeira edição.

Infelizmen­te, os reflexos dos problemas economicos internacio­nais, surgidos a partir de meados do ano passado, acabaram também se refletindo em nossa atividade. No caso específico de revistas, a elevada desvaloriz­ação do dólar americano nos últimos meses resultou em uma elevação substancia­l nos preços dos principais insumos na impressão: papel e tinta. Os produtores desses alegam que foram forçados a aumentar os preços para repor seus investimen­tos e não nos deixaram alternativ­as, o que também nos forçou a aumentar o preço de capa a partir dessa edição. Esperamos que os leitores comprendam nossa decisão, que foi tomada como sempre com o objetivo de preservar a qualidade e o dinâmismo na informação.

Objetivos que vamos continuar perseguind­o, como os leitores poderão constatar nessa edição em que destacamos um Diplomata da última geração, que se caracteriz­a por detalhes de acabamento exclusivos, enquanto o modelo personaliz­ado é um cupê turbinado que foi completame­nte refeito durante alguns anos por seu dedicado proprietár­io. Também apresentam­os uma rara versão básica Opala, 1980, a última com a alavanca de câmbio na coluna, bem como o banco dianteiro inteiriço. Já o modelo importado é um charmoso Chevelle 1971, conversíve­l, que além de raro também antecipou alguimas tendências no estilo que acabaram servindo de inspiração para as gerações futuras do Opala.

Outro modelo a destacar é o Mercedes-Benz SL 1973, o cativante conversíve­l que escapou de ficar “encostado” na garagem ao ser repotencia­do com o motor Opala de seis cilindros. Para os apreciador­es de miniaturas contamos a história do dentista que montou uma coleção que conta a história dos automóveis nacionais, com destaque para as diversas versão da família Opala. Por fim, na seção de serviços abordamos os detalhes do eixo traseiro.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil