Opala & CIA

FAZ CARRETO?

-

Anderson Aparecido Carlos, além de vendedor da concession­ária Chevrolet Viamar, de São

Paulo, SP, é também fã da marca e especialme­nte das picapes

Chevrolet. Em 2003, ele adquiriu a C-10 em péssimo estado de conservaçã­o “A picape estava em condições deplorávei­s. Ao que parece, era utilizada para vender material de limpeza de porta em porta, água sanitária”, detalha Anderson.

O antigo proprietár­io disse a Anderson que se desfez da C-10 porque não tinha afinidade com o veículo. Na verdade, a picape havia sido de seu pai, que pretendia restaurar, mas acabou falecendo antes de começar o serviço. Assim, não foi difícil fechar negócio. “Andei com ela por alguns meses no estado em que se encontrava, com a madeira da caçamba podre, pintura queimada, estofament­o rasgado, pneus carecas e tanta folga na caixa de direção, que era necessário dar uma volta completa no volante para que as rodas se mexessem um pouquinho”, afirma o atual proprietár­io.

Depois, toda a mecânica foi retirada e refeita. O motor recebeu novos pistões e a caixa de direção foi trocada, assim como tambores e lonas de freio. O diferencia­l foi lubrificad­o e o tanque, limpo, possibilit­ando o inicio dos trabalhos de recuperaçã­o da carroceria e pintura. Os pontos de ferrugem foram eliminados e a picape pintada de Super Verde, cor original da C-10 e também vista em muitos Opalas SS da década de 1970.

Todas as borrachas foram trocadas (incluído as dos quebra-ventos, que são bem difíceis de ser encontrada­s), além do madeiramen­to da caçamba e dos pneus, substituíd­os por quatro Maggion, que receberam faixas brancas encaixadas. Depois, a tapeçaria foi refeita e Anderson comprou o espelho externo, as calotas e as lentes das lanternas originais e também mandou cromar pára-choques, grade, molduras dos faróis e emblemas.

Com isso, a picape ficou como saiu da fábrica, há mais de trinta anos. É o xodó de seu proprietár­io. Mesmo assim, volta e meia Anderson tem que ouvir se pode fazer um carreto: “Já me pediram para transporta­r uma geladeira velha para Santos, equipament­os para uma academia de ginástica e até levar 150 mudas de limoeiros para Sorocaba”. Por uma questão de educação, ele prefere não dizer qual foi sua resposta.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil