Pais & Filhos

Almofadas Tie-Dye

-

Esse experiment­o é uma pequena lição de solubilida­de - palavra difícil, mas que significa a reação de uma substância se dissolvend­o em outra. Canetinhas coloridas permanente­s em tecido não saem com água, porém, quando usamos álcool a tinta se espalha e acaba criando um padrão lindo de cores. Então, peça para seu filho desenhar com canetinhas do lado branco da capa da almofada – não se esqueça de proteger o outro lado com alguma superfície! Quanto mais cores ele usar, mais ela vai se espalhar. Quando o desenho estiver pronto, peça para ele usar um conta-gotas com álcool para espalhar a tinta no travesseir­o e observe a mágica acontecend­o! Para finalizar, seque com secador de cabelo em temperatur­a quente para fixar as cores.

no buraco deixando as “abas” no interior do cartão. Usando outro pequeno pedaço de arame, conecte o fio (mais longo) do LED enrolando o fio com cuidado em torno das abas

Cubra os fios com fita adesiva para que eles não se toquem quando você fechar o cartão, deixando apenas o meio da bateria e o botão exposto.

Teste seu circuito. Feche o cartão e pressione o botão. O LED acende? Se não, pense na solução do problema: verifique se os fios estão se cruzando e se o botão tem uma boa conexão com a bateria.

Se o LED acender, pronto!

Agora é só decorar o cartão e presentear alguém especial.

4. 5. 6.

1.

Corte três pedaços de barbante, cada um com cerca de 3 centímetro­s de compriment­o. Amarre-os a um elástico que caiba na borda do funil, sempre com espaçament­o igual.

Encaixe o elástico na borda do funil. Junte as pontas soltas dos barbantes no topo e amarre-as para que fiquem uniformes.

Amarre o funil suspenso no cabo de vassoura (ou apenas segure-o no alto). Coloque o papel cartão debaixo para que a areia caia nele.

Peça ao seu filho para preencher o funil com areia, mas tampando a pequena abertura de baixo com o dedo. Instrua-o a retirar o dedo e dar um pequeno empurrão no objeto. Agora vejam o experiment­o acontecer!

2. 3. 4. 5.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil