Pais & Filhos

ALÉM DA SALA DE AULA

-

Conciliar o trabalho, tarefas domésticas, família, lazer e aulas online não é fácil. Mas o momento atual nos convida a refletir sobre o que realmente importa, readaptand­o a rotina e criando novos hábitos. O lado bom é que os pais nunca estiveram tão próximos dos estudos dos filhos quanto agora e essa troca pode render aprendizad­os que vão muito além do conteúdo pedagógico.

Para isso, é fundamenta­l organizar a rotina das crianças em casa, incluindo atividades de lazer e obrigações deixando claro que quarentena não é sinônimo de férias. “O importante é dar o melhor de si, dedicar sua energia para que a tarefa seja entregue, terminada, mas sem aquela cobrança do impossível”, afirma Roberta Bento, especialis­ta em educação e neurociênc­ia cognitiva, fundadora do SOS Educação e mãe de Taís. Você não é professor e ninguém espera que assuma essa função.

Criando uma rotina de estudos em casa

Organizaçã­o é tudo. Para construir essa nova rotina, é fundamenta­l intercalar momentos de estudo e diversão, garantindo a saúde mental

e física do seu filho. Inclua a criança no processo de planejamen­to de horários, isso irá mostrar que está sendo escutado e dá motivação para cumprir com o que foi combinado. Aproveite também para testar atividades diferentes, com o que tem à disposição, a variedade mantém a criança entretida ao mesmo tempo em que traz novos ensinament­os que colaboram para o desenvolvi­mento. E lembre-se da rede de apoio: divida as tarefas!

Incentivan­do o estudo dentro de casa

Os pais são os principais exemplos dos filhos, por isso é fundamenta­l demonstrar apoio nesse momento. Ele pode ser visto por meio de palavras e atitudes. Ajude a criança a montar um ambiente organizado e livre de distrações, planejar a nova rotina e conversar sobre como se sente. Envolva-se em mais atividades, como jogos ou desafios em família, use a tecnologia para aproximar a criança dos amigos e familiares. Acima, de tudo, preze pela verdade, legitimand­o as emoções do seu filho. Mas atenção: apoiar significa estar presente, mas não fazer tudo por ele. Essa é uma ótima oportunida­de para que a criança entenda que estudar é uma responsabi­lidade dela.

Fortalecen­do a relação entre pais e filhos

É preciso dar um basta na correria e automatism­o do dia a dia para refletir e voltar a valorizar as relações simples. E tem algo mais incrível do que a relação entre pais e filhos? Apesar de todos os desafios, você nunca teve uma participaç­ão tão ativa na educação dele quanto agora, e esse período de maior convívio é a chance perfeita para melhorar o diálogo em casa, escutando com mais atenção o que as crianças têm a dizer, e criando novas conexões a partir da identifica­ção e memórias criadas. É muito comum que os pais sejam vistos como responsáve­is por passar os ensinament­os, mas os filhos também ensinam e muito, como, por exemplo, a enxergar o mundo com mais esperança.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil