Pais & Filhos

Amamentar é cuidar

-

Apesar de ser uma fase muito esperada, a amamentaçã­o nem sempre é fácil. A chegada do bebê traz muitas dúvidas, inseguranç­as e desaos para a família. Se adaptar a tantas novidades exige apoio, persistênc­ia e um pouco de jogo de cintura. “Os desaos são muitos. A amamentaçã­o na prática é muito diferente da teoria. Já nas primeiras horas de vida, o bebê é colocado para mamar e a partir daí começa uma verdadeira maratona”, conta Eneida Souza, enfermeira pediatra e consultora em aleitament­o materno, mãe de Julia, Beatriz e Daniel. Por mais difícil que seja, a amamentaçã­o é um processo muito graticante. O importante é não desistir e sempre procurar ajuda de um prossional da saúde quando for preciso. Para esclarecer as principais dúvidas sobre o assunto, conversamo­s com a especialis­ta:

Como as pessoas que estão próximas à mãe podem ajudar?

A rede de apoio é fundamenta­l e a parceria é necessária para o sucesso na amamentaçã­o. Cuidando da mãe e oferecendo apoio, o bebê também estará muito bem cuidado. Por isso, acolha, diga palavras de incentivo, não faça cobranças e evite falar sobre experiênci­as negativas envolvendo a amamentaçã­o. Dividir as tarefas da casa também é uma grande ajuda. Sempre que puder, prepare algo para ela comer, cuide dos lhos mais velhos, faça o supermerca­do e higienize os itens do bebê e do extrator de leite.

Como saber se a pega está correta?

Durante a amamentaçã­o, é importante observar alguns sinais, como a posição da mãe e do bebê. O queixo e a ponta do nariz devem encostar suavemente na mama da mulher, os lábios devem estar virados para fora, tipo uma boquinha de peixe. O bebê deve estar com a barriga voltada para a mãe e o corpo inclinado. Não é normal sentir dor durante a mamada. Se for o caso, é preciso retirar o bebê e posicioná-lo novamente.

A preparação para amamentar deve começar desde a gravidez?

Não é preciso muito preparo. A partir da 32ª semana de gestação, a mãe pode começar a usar pomada de lanolina 100% puricada uma vez por dia no mamilo e na aréola. Para quem tem os mamilos invertidos ou um pouco protusos, vale usar a concha com base de silicone entre o sutiã e a mama durante o dia.

E a volta ao trabalho?

Sempre oriento que a família se prepare com pelo menos um mês de antecedênc­ia. Ainda na gestação, é bom se informar se a empresa tem geladeira e sala para extrair leite. Também é importante que, aos poucos, a mãe que longe do bebê para que os dois possam ir se acostumand­o. Nos primeiros dias da volta ao trabalho, recomendo levar uma blusa avulsa (para caso molhe de leite), potes de armazename­nto, pano limpo, álcool em gel e bolsa térmica. Investir em um bom extrator de leite também ajuda. O elétrico costuma ser mais eciente.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil