Pais & Filhos

Fralda, pra que te quero?

-

É POSSÍVEL DAR ADEUS À FRALDA SEM TRAUMAS E COMPLICAÇÕ­ES. O MAIS IMPORTANTE É ESPERAR A HORA CERTA, SEM FORÇAR A BARRA

PARA TE AJUDAR A ENFRENTAR ESTA FASE COM SEU FILHO, SEPARAMOS ALGUMAS TÁTICAS INFALÍVEIS:

Calendário colorido: crie um calendário e decore com o personagem favorito do seu filho, ou com adesivos coloridos. Depois de cada ida bem sucedida ao banheiro, peça que ele marque no quadro.

Livro de colorir: deixe que seu filho faça um desenho sobre cada jornada ao banheiro. Depois que ele se acostumar com a hora do banheiro, junte as obras de arte e faça um arquivo desta fase da criança.

Bonecas que fazem xixi: Compre uma boneca que faça xixi e cocô, e incentive que seu filho ensine a boneca a usar o banheiro. Desta maneira, ele também vai aprender e encarar a ida ao banheiro com mais naturalida­de.

Deixe alguns livros no banheiro (e eles não devem sair de lá): para que a criança se acostume com o vaso, coloque-o sentado de roupas, enquanto você lê uma história. Só quando ele estiver pronto retire a fralda. Deixe que ele escolha livros, que só serão lidos durante a ida ao banheiro.

Livros incentivad­ores: A leitura pode ser uma mão na roda nesse momento, com instruções para as crianças. Veja ao lado algumas dicas.

Personaliz­e o penico: faça do penico um objeto ao gosto da criança, deixando que ele use adesivos para decorar a peça.

Roupas de baixo de gente grande: deixe que seu filho escolha quais serão suas novas roupas de baixo, deixando claro que ele já é grande o suficiente para usá-las.

Água colorida: tinja a água do vaso sanitário com corantes vermelhos ou azuis, que irão se transforma­r em laranja ou verde quando a criança for ao banheiro. Faça deste momento um jogo para eles.

Não sabe a diferença entre cocô e xixi. Não se incomoda quando faz.” Em casos como o de Juan, DÁ PARA USAR A FRALDA DE NOVO, SEM TRAUMAS. MAS, AÍ, É PRECISO EXPLICAR PARA A CRIANÇA QUE NÃO ERA O MOMENTO.

Algumas situações podem desmotivar o desfralde, como resistênci­a muito grande da criança, regressão, desfralde antes do tempo, mudanças excessivas de comportame­nto e prisão de ventre. Por isso, o melhor é observar a personalid­ade do seu filho e respeitá-la. “É MUITO IMPORTANTE QUE A FAMÍLIA SAIBA LIDAR COM AS FRUSTRAÇÕE­S PARA AUXILIAR A CRIANÇA e que não façam comparaçõe­s com outras crianças”, diz a psicóloga Cristiane.

Etapas do desfralde

Tudo começa com o desfralde diurno. Conte à criança que não usará mais fralda durante o dia. Procure fazer isso num momento tranquilo, num final de semana ou férias sem muitas atividades extras, onde a criança possa estar em seu ambiente. Nas primeiras semanas, convide seu filho para fazer xixi, pois, se perguntar, provavelme­nte ele responderá que “não”, mas acabará fazendo na calça. COM O TEMPO, ELE MESMO PASSARÁ A TER MAIS AUTONOMIA E COMUNICARÁ SUAS NECESSIDAD­ES.

Quanto ao cocô, incentive a sentar no vaso mais ou menos no horário previsível. Não apresse seu filho, conte histórias. Se perceber que ele realmente não consegue, tire-o do vaso e tente de novo depois.

Pode parecer bobo, mas não dê descarga com seu filho sentado no vaso, ele pode se assustar. Também não veja o cocô como algo feio, sujo e fedido, trate com naturalida­de. Use reforços positivos como um beijo, um abraço, um adesivo. Ensine a usar o papel higiênico, onde descartar e lavar as mãos. Use calças com elástico, fáceis de retirar, para que a própria criança sinta-se capaz.

Os especialis­tas também recomendam deixar a criança ver os próprios pais usarem o banheiro, para que ela tenha uma referência e entenda que é natural.

Cuidado com grandes comemoraçõ­es: há pais que saem contando para a família toda que a criança já usa calcinha ou cueca, e quando o xixi ou cocô escapa a criança fica muito frustrada. Escapadela­s acontecem.

Não saia correndo em lugares públicos ou mesmo em casa quando seu filho quiser fazer xixi – isso pode assustar. CONTROLE A ANSIEDADE: MAIS CEDO OU MAIS TARDE, ELE VAI APRENDER.&

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil