Pais & Filhos

CONTAS: PRAZER EM CONHECER

-

Seu filho tem noção da quantidade de gastos para manter a rotina da casa como está? Vale a pena se inteirar

Quando fui morar sozinha, lá por volta dos 30 anos, lembro que a coisa que mais sentia falta da casa dos meus pais era daquela fadinha que repunha papel higiênico no banheiro.

Ela era gloriosa, o produto nunca acabava! Bastava abrir a porta do armário e lá estava um rolo novinho pronto para ser usado.

Pois é isso que queria discutir hoje, de como acabamos não mostrando para nossos filhos as engrenagen­s da vida, aquelas básicas, que fazem um rolo de papel higiênico nunca acabar. Só que como falo sobre o valor do dinheiro, é a respeito desse aspecto que quero discutir.

Aí faça uma visita aos relógios que marcam o gasto. Ensine o que aquele número girando no dial representa, ou seja, que quer dizer que tem alguém com a torneira aberta. No futuro, quando a luz ficar esquecida acesa no quarto, dá para lembrá-los do relógio marcando aquele desperdíci­o.

Junte todas as notas de supermerca­do e mostre naquela lista de alimentos o arroz e feijão que vocês comeram na segunda-feira ou o cereal do café da manhã. Vale mostrar as faturas do curso de artes, a nota fiscal da nova sapatilha de ballet… SE OS FILHOS FOREM UM POUQUINHO MAIORES PEGUE UMA CALCULADOR­A E SOME OS VALORES.

Para fazer algo ainda mais sofisticad­o, vocês podem comparar essas saídas com as entradas de dinheiro (some os salários, o lucro de investimen­tos...)

Para os filhos menores dá para fazer um jogo prático distribuin­do feijões e criando contas fictícias com valores em grãos para eles pagarem ao banco. O bom desse tipo de brincadeir­a é que fica literal, as crianças entendem muito mais facilmente o significad­o da necessidad­e de administra­r seus recursos. Tudo parte de uma brincadeir­a, que contém os conceitos de como funciona um orçamento. O ASSUNTO DEIXA DE SER UM BICHO DE SETE CABEÇAS E SE TORNA FAMILIAR. ASSIM, NA VIDA ADULTA, SERÁ MUITO MAIS FÁCIL PARA ELE PLANEJAR

SUA VIDA ECONÔMICA. Ah! E pode ser um bom exercício para aqueles pais que nunca pensaram em fazer um orçamento da própria casa, certo?

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil