Pais & Filhos

Ela PROFESSORA, A ÚLTIMA COCA-COLA DO DESERTO

-

Ontem uma amiga me contou que sua cunhada tem trauma até hoje dos tempos que estudava com a mãe, sogra da minha amiga. A mãe falava, juntando os punhos fechados, “esse é dez, esse é dez, quanto é dez mais dez?”. A filha respondia 18. “Não.”. “Dezenove, talvez?”. Ao que a mãe, procurador­a de justiça, separada e com 3 rebentos pra ajudar na lição de casa sozinha, respondia: “Nãaaaao, é 20, é 20, é 20”, num misto de raiva e desespero.

SE VOCÊ RIU AO LER ESTE PRIMEIRO

PARÁGRAFO, NÃO SE SINTA MAL, ESTAMOS

JUNTAS! Sempre me achei a mãe que entendia de assuntos da escola, mas percebi que estou muito defasada nessa pandemia. Não à toa, eu estudei jornalismo e sociologia e nunca, nunquinha na vida, dei aula pra criança. É difícil, requer método e conhecimen­to específico. Boa vontade e um colinho no meio da tarefa não bastam. Boa parte das minhas amigas mães até se empolgou e esforçou-se no começo.

Acompanhav­am as aulas, recortavam junto, que lindo tudo isso. Os meses foram passando e não foi uma, nem duas, que passou a receber email com puxão de orelha da escola dizendo que o filho não atingiu os objetivos em alguma matéria. Pudera, a gente não sabe ensinar e nem pra reforço escolar levamos jeito.

Estamos cansadas de ver nossos filhos o dia todo na frente de telas, de passarmos também tantas horas no computador ou celular, de ouvir que o áudio tá ruim ou da conexão cair. ELES NAS AULAS, NÓS NAS REUNIÕES E

NAS LIVES; AS ANGÚSTIAS SÃO AS MESMAS.

QUANDO ISSO ACABA? NÃO QUERO MAIS

BRINCAR DE VINTEVINTE.

Participei hoje de uma reunião da escola no Zoom sobre a volta presencial de algumas atividades. Foi me dando uma vontade de chorar. Desliguei meu microfone e tive que me esforçar demais para as lágrimas não rolarem. Não sei se fiquei emocionada porque gosto muito da escola ou se estava desesperad­a porque sinto medo e pânico. Possivelme­nte foi a soma desses e de muitos outros sentimento­s. A única certeza que eu tenho é que os professore­s foram muito além do seu papel este ano; além de ensinar e brincar, trouxeram estabilida­de e alegria pra dentro de nossas casas!

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil