PlayStation (Brazil)

VIAGEM NO TEMPO (P.T.)

-

Em 2014, a Sony decidiu fazer uma conferênci­a na Gamescom e não havia motivo para grandes expectativ­as no momento. Hideo Kojima apareceu para apresentar outro trailer de Metal Gear Solid V e parecia que nada mais aconteceri­a. Porém, já sem ninguém no palco, o vídeo de MGSV foi seguido pelo trailer de um jogo assustador chamado P.T., que tinha acabado de ser liberado na PSN. Ao acabar,

Jim Ryan (que subiu na vida e hoje é o presidente da SIE) despistou: "Este é o jogo de um novo estúdio e já está disponível na PSN". E só. Como sabemos agora, era outro projeto do Kojima, fazendo o que ele faz de melhor: enganar o público (no bom sentido).

O trailer chamou atenção por ter pessoas levando sustos horríveis e logo muita gente foi baixar. E ninguém conseguia chegar ao final. Caso nunca tenha jogado (já que quem não baixou não baixa mais), em P.T. você fica preso no corredor de uma casa e, ao abrir a última porta, você sai novamente no início do corredor. Porém, ao ativar certos gatilhos, cada nova visita ao corredor muda. Ah, e tem uma fantasma assustador­a que aparece de tempos em tempos para testar os cardíacos. As soluções para cada volta no corredor vão ficando mais e mais obscuras, até muita gente ficar travada no mesmo lugar. Muitas horas depois naquele dia, durante uma live no Twitch, uma garota conseguiu terminar na sorte (levou meses para chegar a um consenso de como o puzzle final funciona e mesmo assim não rola 100% das vezes) e viu o final: na verdade, a demo era o teaser de um novo Silent Hill, dirigido por Hideo Kojima e Guillermo del Toro, e protagoniz­ado por Norman Reedus.

A ideia de Kojima era fazer com que jogadores do mundo todo se ajudassem para solucionar um problema (ele imaginava que levaria uma semana para alguém terminar). Por isso o enigma final tinha uma solução intenciona­lmente absurda, para que não fizesse sentido na cabeça de uma única pessoa. Mesmo após ter o segredo revelado, jogadores continuara­m a tentar juntar peças da história contada pelo rádio da casa.

MAS E O P.T.?

Esse foi um momento especial e P.T. se tornou um marco dos jogos de terror, mesmo sem ser tecnicamen­te um jogo. Para muita gente, é a experiênci­a de horror mais assustador­a que já apareceu em um videogame. O teaser se tornou parte da cultura e história da mídia, o que só tornou mais triste a decisão da Konami de não só cancelar Sillent Hills durante sua grande briga com Kojima, mas também deletar P.T. da PSN (mesmo quem baixou e deletou não o encontra mais na biblioteca). Na época, pessoas até vendiam o PS4 com o teaser instalado, cobrando valores absurdos devido a raridade do título.

Kojima não desistiu totalmente da sua ideia. Ele levou a parceria com Guillermo del Toro e Norman Reedus para Death Stranding, e o tema do jogo veio da intenção de unir jogadores em um objetivo comum como em P.T. O número de jogos de terror em primeira pessoa disparou desde então e muitos deles são inspirados pela temática do teaser, como Layers of Fear, Allison Road e Visage. Até mesmo Resident Evil 7 bebeu de P.T., embora a Capcom jamais vá admitir.

P.T., ou o Playable Teaser, se tornou uma prova de relações positivas entre os jogadores de videogame e que terror em mãos capazes pode ser uma das experiênci­as mais marcantes em algo tão interativo quanto videogames. Tomara que vejamos um novo jogo de terror de

Kojima e seus amigos em breve.

A DEMO ENIGMÁTICA DE UM ESTÚDIO FALSO FOI UMA JOGADA DE GÊNIO PARA APRESENTAR O NOVO (AGORA CANCELADO) SILENT HILL

 ??  ?? Os ruídos, gemidos e a certeza de que a fantasma apareceria eram aterroriza­ntes
Os ruídos, gemidos e a certeza de que a fantasma apareceria eram aterroriza­ntes

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil