PlayStation (Brazil)

EIYUUDEN CHRONICLES HUNDRED HEROES

Os fãs de Suikoden terão o que merecem e já pagaram por isso

-

A série de RPG Suikoden foi uma das joias mais injustiçad­as do primeiro PLAYSTATIO­N. Hoje os dois primeiros episódios da franquia são venerados (dá para baixar no PSOne Classics do seu PS3 e recuperar o tempo perdido, inclusive) e com isso vem o lamento de que não houve mais lançamento­s principais desde o PS2 e que... bem, é uma série da Konami, então as chances de outro jogo existir são bem pequenas.

Eis que uma ótima surpresa surgiu no final de julho: A equipe principal responsáve­l pelos jogos antigos resolveu se reunir para criar um sucessor espiritual de Suikoden em uma campanha no Kickstarte­r. Isso inclui Yoshitaka Maruyama, diretor, game designer e roteirista de Suikoden I e II; Junko Kawano, roteirista e designer de personagen­s de

I e IV; e Osamu Komuta, diretor e designer de Suikoden Tactics e do spin off Tierkreis. Há outros nomes de peso sem envolvimen­to prévio com a série, como os compositor­es Motoi Sakuraba (série Tales of) e Michiko Naruke (série Wild Arms, incluindo aquela famosa abertura do primeiro).

O objetivo principal é fazer um RPG japonês clássico, usando o hardware atual, mas com a sensação de antigament­e, para celebrar a história do gênero.

Por isso, Eiyuden Chronicle usa sprites 2D para os personagen­s, sem o falso estilo simples de 3D que não passa a mesma sensação dos velhos tempos. Falando em personagen­s, o título já aponta que haverá 100 heróis para achar durante a aventura – assim como uma das caracterís­ticas de Suikoden eram as 108 estrelas (heróis, no caso, mas nem todos viram membros do grupo de batalha). Com esse número exagerado, o combate também está confirmado a ser em turnos e com grupo de seis guerreiros, como era na série anterior.

Já os cenários são 3D, como muitos jogos do PS1 faziam.

Outros detalhes também tentam evocar lembranças de Suikoden na mente dos fãs. A história é sobre duas nações em guerra e até o resumo oficial promete muitas traições, com foco em uma amizade entre um garoto do campo e um soldado de um poderoso império, que são separados pelas realidades da guerra. Haverá também um sistema de melhoria de sua fortaleza militar que promete recrutamen­to de tropas, o que dá a entender que as batalhas de exércitos dos Suikoden antigos também devem retornar.

A meta inicial da campanha era de meio milhão de dólares para a versão de PC, mas em menos de um dia ela alcançou a meta de um milhão que garante o jogo no PS4 e PS5 em outubro de 2022. Está claro que muita gente sente falta de RPGs mais clássicos feitos levando a sério hardware atual

(ao contrário de projetos como

I Am Setsuna e sua óbvia falta de orçamento) e também a óbvia saudade de Suikoden e de poder ver desenvolve­dores talentosos reunidos. Ainda é um projeto de Kickstarte­r e o histórico de JRPGs financiado­s assim não é nem um pouco bom. Porém, só dessa vez, queremos sonhar sem culpa.

 ??  ??
 ??  ?? A meta de financiame­nto era de 500 mil dólares e já
ultrapasso­u 2,5 milhões
A meta de financiame­nto era de 500 mil dólares e já ultrapasso­u 2,5 milhões
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil