PlayStation (Brazil)

GUIA DE COLECIONÁV­EIS

-

Ghost of Tsushima tem mais de 400 colecionáv­eis – felizmente, não é preciso encontrar todos para platinar. Eles são divididos nas categorias apresentad­as a seguir e revelados nas páginas deste guia. Use os mapas no fim do guia para se orientar.

EXPLORAÇÃO

Os colecionáv­eis de exploração ficam marcados no mapa do jogo quando você se aproxima deles – e só contam para o total de colecionáv­eis encontrado­s ao interagir com eles. É possível comprar ventos guia para achar esses segredos, mas é melhor usar os nossos mapas para poder gastar esses pontos em outras habilidade­s. Todos eles precisam ser encontrado­s para ganhar alguns troféus.

TERRITÓRIO­S MONGÓIS

Liberar todos os território­s mongóis vale troféus, mas essa não é a única utilidade deles. Sempre que liberar algum, parte do mapa em volta daquela região será revelada. E, caso libere todos território­s de uma das três regiões, o mapa da região inteira será preenchido, com direito a pontos de interesse (marcados como "?") que você não tenha encontrado. Não se preocupe em encontrar todos os território­s por conta própria. Ao seguir para a segunda região da ilha, todos os território­s da primeira região ficarão marcados em vermelho. O mesmo acontece com a segunda região ao partir para a terceira.

DESAFIOS DO BAMBU

Esses desafios contribuem para aumentar seu total de Determinaç­ão (as luas acima da barra de vida). Trata-se de um minigame simples de apertar todos os botões em sequência rapidament­e, antes que a espada toque os bambus. O primeiro corte tem três botões, o segundo tem cinco e o terceiro tem sete.

FONTES TERMAIS

As fontes termais aumentam sua barra de vida ao descansar nelas pela primeira vez (e são muito relaxantes, é claro).

A NUMERAÇÃO DOS COLECIONÁV­EIS DESTE GUIA REPRESENTA NOSSAS INDICAÇÕES USADAS NOS MAPAS DAS PÁGINAS 46 A 49

SANTUÁRIOS DO INARI

São símbolos de raposa no mapa. Ao se aproximar, o nome "Toca de Raposa" aparece na tela. Elas ficam em árvores de folhas amarelas, com a raposa esperando. Aproxime-se e ela vai começar a correr. Siga o animal para ser guiado até o santuário de fato, geralmente em um lugar de acesso meio difícil, e honre o local para completar o objetivo.

HAIKU

Lugares muito pacíficos no mapa onde Jin pode meditar e criar um poema. Você escolhe quais frases quer usar em cada haiku e isso não faz diferença alguma no jogo, então pode fazer os versos que quiser.

Cada um dá uma bandana que conta para o total dos itens de personaliz­ação. São 19 no total, porém apenas 16 podem ser achados no mapa. Dois deles fazem parte da história central: um é feito automatica­mente na missão "Fantasmas do Passado" no Ato II e outro é feito na última missão principal do jogo. Outro fica no primeiro conto da Yuriko, "Os Orgulhosos Não Resistem". Também existe um único Haiku diferente dos outros no mapa. Ele fica próximo à Pousada de Hiyoshi, onde um homem fala sobre as maravilhas de compor um haiku e você então faz um deles. Depois de fazer, ele fica marcado no mapa, por isso está marcadinho aqui no nosso também – então se você estiver com algum faltando na sua lista, provavelme­nte é esse aí.

PILARES DA HONRA

São 23 pilares da honra para encontrar. Cada pilar contém um esquema de cores para sua bainha, que pode ser alterado no menu de equipament­os e que conta para o total de itens de personaliz­ação.

FARÓIS

São oito espalhados pela ilha. Alguns fazem parte de missões, outros não. Sempre ficam nos limites do mapa, já que são faróis para auxiliar a chegada de navios. Basta subir até o topo deles e acender a pira para ativá-los como colecionáv­eis.

SANTUÁRIOS XINTOÍSTAS

Esse é colecionáv­el mais trabalhoso, pois sempre exige que você encontre o ponto inicial de escalada de um grande monte até chegar ao cume onde está o santuário. Cada um dá um amuleto dourado ao ser completado. É neles também que você encontra Madeira de Charão, necessária para fazer os upgrades mais elevados dos arcos. Caso se depare com algum que diz que você não tem o item necessário para completar, volte depois de conseguir o gancho. Um truque bom a ser usado é, ao abrir o ícone do santuário no mapa, usar uma viagem rápida para esse ícone, que geralmente vai colocar você próximo ao ponto de início da escalada, facilitand­o sua vida.

ARTEFATOS

Ghost of Tsushima considera como artefatos todos os itens colecionáv­eis que não ficam marcados no mapa. Eles também diferem dos lugares de exploração por não ser necessário encontrar todos para ganhar seus troféus – normalment­e apenas metade é suficiente. São esses itens que fazem o controle vibrar ao usar o Traje do Viajante próximo a eles. Usando esse traje, você também é capaz de rastrear os diferentes tipos de artefatos direto no mapa, apertando para no d-pad e escolhendo uma das categorias. A única exceção para essa regra são os elusivos altares especiais.

GRILOS CANOROS

Esses artefatos não precisam de descrição exata de onde estão, pois há um padrão: grilos canoros estão sempre em cemitérios. Basta ir aos lugares apontados nos nossos mapa e procurar nos cemitérios

(que geralmente são lugares pequenos) para encontrá-los. Os grilos canoros destravam novas canções para sua flauta, que pode ser usada ao deslizar para a esquerda no touchpad. As músicas alteram o clima, indicado pelo nome delas. Infelizmen­te, não dá para fazer dia virar noite (como já vimos em algum grande clássico por aí), apenas mudar o clima.

 ??  ?? TERRITÓRIO­S MONGÓIS
DESAFIOS DO BAMBU
FONTES TERMAIS
TERRITÓRIO­S MONGÓIS DESAFIOS DO BAMBU FONTES TERMAIS
 ??  ?? SANTUÁRIOS DO INARI
HAIKU
FARÓIS
PILARES DA HONRA
SANTUÁRIOS XINTOÍSTAS
SANTUÁRIOS DO INARI HAIKU FARÓIS PILARES DA HONRA SANTUÁRIOS XINTOÍSTAS

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil