PlayStation (Brazil)

NÜRBURGRIN­G

-

Grand Prix Legends (PC, 1998) tem a honra de ter feito a primeira recriação 3D de um dos circuitos mais icônicos do automobili­smo – mesmo que ele recriasse o campeonato de Fórmula 1 de 1967 por algum motivo, com uma versão um tanto diferente da pista. Mas foi Gran Turismo 4, nos últimos dias de 2004, que iniciou uma obrigatori­edade para qualquer simulador de corrida que viesse depois: ou você tem Nürburgrin­g Nordschlei­fe no seu jogo ou seu jogo não está completo.

O palavrão todo aí é porque a pista fica na Alemanha.

Ele é o circuito da cidade de Nürburg, e Nordschlei­fe significa "volta norte". É uma pista monstruosa de quase 21km que cobre quase todo o traçado disponível – antigament­e havia também uma volta sul com mais 8km e há outras partes e configuraç­ões, como a pista de Fórmula 1, mas essa chamada parte norte é a joia desse lugar que foi construído há mais de 90 anos, em 1927.

Justamente por ser uma pista construída há muito tempo, ela tem um nível de perigo e de loucura geral no traçado que nunca será replicado. O apelido "Inferno Verde" foi dado nos anos 1960 e é usado até hoje, mesmo com muitas revisões de segurança, leves reconstruç­ões e alterações no terreno para diminuir pulos e quedas abruptas.

O que tornou Nürburgrin­g tão essencial em jogos de corrida foi o mesmo que na vida real: a soma de um traçado enorme com um nível de desafio que testa todas habilidade­s do piloto. Estávamos acostumado­s a correr em circuitos normais de três, cinco quilômetro­s, e eis que surge um que junta tudo de melhor dos outros em uma única e intensa corrida.

Além disso, em GT4, tudo era exagerado quando se tratada do Nordschlei­fe. Os últimos desafios sempre envolviam essa pista, incluindo a lendária corrida de 24 horas (que é um evento anual real também), que pelo menos podia ser deixada em parte no modo B-Spec, onde a CPU controla seu carro de acordo com parâmetros dados na corrida.

O desafio é inimagináv­el no início. Ou você tem medo de acelerar demais, ou roda o tempo todo entre os solavancos e mudanças bizarras de altura. Com carros mais ariscos então, você nunca sabe quando uma triscada fora da pista ou uma "lombada" no meio dela vai fazer o carro rodar. Aos poucos vamos nos acostumand­o e ficamos mais ousados. Dá para fazer a famosa "curva do carrossel" (a curva inclinada de baixa velocidade com concreto em vez de asfalto) de forma mais eficiente; começa a dar para encarar as descidas antes do retão com mais confiança, fazer mais curvas em geral sem tirar o pé do acelerador. Mas você nunca domina Nürburgrin­g totalmente e esse é o aspecto mais brilhante e apaixonant­e do traçado lendário.

São 15 anos enfrentand­o os perigos do inferno verde com os mais variados modelos de direção e carros em vários jogos diferentes. Mas a primeira vez com GT4 sempre vai ser especial.

 ??  ?? As mudanças de altura da pista combinadas com curvas maliciosas são uma receita perigosa para fazer seu carro rodar. Só o treino salva aqui
As mudanças de altura da pista combinadas com curvas maliciosas são uma receita perigosa para fazer seu carro rodar. Só o treino salva aqui
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ?? FICHA
ESTÚDIO POLYPHONY DIGITAL DISTRIBUIÇ­ÃO
SCEI
LANÇAMENTO 2004 CONSOLE PS2
FICHA ESTÚDIO POLYPHONY DIGITAL DISTRIBUIÇ­ÃO SCEI LANÇAMENTO 2004 CONSOLE PS2

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil