PlayStation (Brazil)

FINAL FANTASY XIV

TÃO BOM QUANTO OS MELHORES DA SÉRIE

-

Final Fantasy XIV éo melhor MMORPG do mundo. Ponto. Enquanto

World of Warcraft perdeu seu brilho e tantos outros morreram pelo caminho, o RPG da Square só melhora. Erguido em cima dos escombros do desastroso Final

Fantasy XIV 1.0, desde que foi relançado como A Realm Reborn em 2013 o jogo só acumula sucessos. Ele ainda é um MMO, o que por si só afasta bastante gente, porém a história principal rivaliza com as melhores de Final

Fantasy e dá para jogar a grande maioria delas sozinho, portanto, boa parte dos problemas que um fã de JRPGs tradiciona­is teria não têm muito mérito aqui.

O fato é que FFXIV não é um jogo inovador ou disruptivo em suas mecânicas. Ele foi feito para fazer o básico bem e tirar o gosto ruim da versão 1.0. O negócio é que ele faz tudo MUITO bem. As missões de história, raids, músicas, o visual, as colaboraçõ­es... tudo demonstra carinho e atenção especiais. Uma ideia excelente do jogo é que a sua arma determina a sua classe, então você tem acesso a todas as dezenas de classes com um único personagem, em vez de ter que fazer um monte deles e jogar tudo de novo várias vezes. Cada classe tem mecânicas bem diferentes e ser bom de verdade em qualquer uma exige prática. Os comandos foram planejados para controle de PlayStatio­n e você não se sentirá menos apto do que quem usa teclado e mouse. Jogadores do PS4 também jogam junto com os de PC, caso você tenha amigos que já joguem na outra plataforma.

FFXIV recebe expansões enormes a cada dois anos e updates menores a cada três meses, mais ou menos, com outros ainda menores entre eles. A história de uma expansão é sempre continuada através dos updates menores e sempre há mais coisas para fazer, de novas dificuldad­es de chefes especiais até atividades inéditas. Recentemen­te o patch 5.3 foi lançado. Ele arrumou todas as quests de A Realm Reborn no caminho até a primeira expansão, para evitar tempo perdido e várias coisas desnecessá­rias feitas na época enquanto a equipe pegava o jeito. A história de Shadowbrin­gers, a expansão mais recente, também é finalizada nesse update, e a segunda parte da raid especial de Nier Automata traz ainda mais mistério para a trama.

O QUE CUSTA DINHEIRO?

Temos ótimas notícias aqui. Com o update 5.3, o teste gratuito de FFXIV conta com todo o conteúdo do lançamento e da primeira expansão, Heavenswar­d e seu limite de nível (60). Se você quiser continuar daí para as expansões Stormblood e Shadowbrin­gers, entramos no modelo tradiciona­l: é preciso comprar Shadowbrin­gers (que já vem com a expansão anterior) e começar a pagar 15 dólares por mês. É BEM caro nos dias de hoje, com esse dólar fora de controle, mas se você estiver totalmente envolvido com o jogo, vale a pena. Mas até lá, você já vai ter jogado umas 200 horas totalmente de graça, por isso achamos que ele se encaixa nessa lista.

É PARA QUEM

é fã de RPG e busca um jogo muito bem feito, com pedigree Final Fantasy,e não se importa de jogar algo mais lento. Esse é o jogo com conteúdo, história e o que mais avança com updates de todos.

 ??  ?? A grande sacada de FFXIV é permitir que você use qualquer classe ao simplesmen­te trocar de arma
A grande sacada de FFXIV é permitir que você use qualquer classe ao simplesmen­te trocar de arma
 ??  ?? Você pode até jogar sozinho, mas vai querer aliados contra chefes cabulosos
Você pode até jogar sozinho, mas vai querer aliados contra chefes cabulosos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil