PlayStation (Brazil)

VISUAL CHAVE

_Martha Jackowiak, artista e especialis­ta em moda de Cyberpunk 2077, fala sobre o estilo das ruas

-

PRO: Quão importante você diria que a moda é na construção do mundo de Cyberpunk 2077? Martha Jackowiak:

Na minha opinião, acho que é muito importante. Eu acho que é um dos pilares principais: há a arquitetur­a, a tecnologia e depois a moda, porque ela também é o que as pessoas vestem, o que você vê nas ruas. Não é só o que as pessoas querem usar, ela também conta uma história sobre o mundo.

PRO: Night City é muito diversa, com gente de megacorpor­ações e pobres vivendo no mesmo lugar. Como a moda ajuda a criar distinção entre elas? MJ:

A moda ajuda em duas maneiras. A primeira é como no mundo real: pessoas se vestem do jeito que querem ser vistas sob um olhar social. Por isso usamos essa mecânica social meio que ao contrário – usamos a moda como uma ferramenta para criar grupos distintos de pessoas. Dividimos a sociedade cyberpunk entre grupos diferentes. A segunda forma de dividir a sociedade é colocar esses grupos que criamos em distritos diferentes, em percentage­ns diferentes. Aí podemos ter um bairro muito rico para colocar os Corpos, ricaços, algumas crianças e poucas gangues ou gente pobre. (...) Também há distinção entre o dia e a noite – você vê gente diferente antes e depois do anoitecer.

PRO: Como você pensa no design de um personagem, e como usa a moda para criar uma silhueta única? MJ:

Honestamen­te, a primeira coisa que faço quando preciso desenhar um personagem é pensar na personalid­ade dele. Eu imagino um dia na vida dessa pessoa – o que ela veste, como ela é, tipos de detalhes, tipos de joias, o que ela está fazendo naquele dia... Depois, quando tenho essa imagem na minha cabeça, eu penso na silhueta e em como enfatizar a personalid­ade daquela pessoa com essa silhueta. Por exemplo, se preciso fazer uma mulher poderosa, como uma Corpo do alto escalão, penso em algo como ombros grandes, uma silhueta um pouco mais masculina. (...) Aí eu posso ir por um lado mais óbvio, como usar umas ombreiras, ou posso usar coisas como uma gola grande felpuda.

PRO: Você buscou inspiração nas tendências cyberpunk dos anos 1980 e 1990, como os cybergótic­os e excesso de neon?

MJ:

Acho que, como o cyberpunk nasceu nas décadas de 1980 e 1990, essas influência­s e tendências são importante­s na criação do mundo, já que são a primeira associação que você faz com cyberpunk – essas coisas como neons e cybergótic­os. Eu tentei reinterpre­tar essas tendências, usá-las de um jeito diferente. Quando estava fazendo minha pesquisa, tentei colocar no estilo tudo que eu encontrava, não apenas alta costura ou streetwear; eu pesquisava uniformes de combate, esportes extremos, outros tipos de uniforme, joias... tudo que encontrava. Eu precisava do máximo de estímulo possível e por isso jogava um pouco de tudo ali no meio, e a partir dessa mistura nós criamos o que vocês veem hoje.

PRO: Sobre a moda do jogo, é importante considerar como as roupas funcionari­am fisicament­e no mundo real?

MJ:

Eu acho esse assunto interessan­te, porque eu me formei em moda e trabalhei em estúdio de moda, por isso sei um pouco sobre ele. Mas, basicament­e, nossos artistas 3D estão usando o Marvelous Designer, que é um software baseado em física. O processo de criar uma peça de roupa a partir dos nossos designs é parecido com o de criar uma roupa de

COMO NO MUNDO REAL, AS PESSOAS SE VESTEM DO JEITO QUE QUEREM QUE OUTRAS PESSOAS AS JULGUEM

verdade, porque tudo começa com um tipo de desenho, como um padrão plano. Você desenha o padrão no software e até mesmo costura lá – dá para marcar linhas onde o software precisa costurar, definir os materiais de cada parte, muitas coisas diferentes e então simular. Aí todos os padrões são agrupados e podemos ver as dobras, o caimento e tudo mais. A maioria das roupas que você vê no jogo podem ser feitas no mundo real – com umas trapaças aqui e ali, obviamente, já que há a vantagem de ser um jogo –, mas com pequenas mudanças dá para fazer a maioria das vestimenta­s funcionare­m na realidade.

 ??  ??
 ??  ?? Nem todo mundo é modelo de passarela. Muitos moradores de Night City estão mais interessad­os em utilidade e não se vestem de jeitos tão diferentes do que vemos hoje.
Nem todo mundo é modelo de passarela. Muitos moradores de Night City estão mais interessad­os em utilidade e não se vestem de jeitos tão diferentes do que vemos hoje.
 ??  ??
 ??  ?? Mr. Goldhand sabe que um bom terno combina muito bem com essas mãos de ouro para dar aquele up no visual
Mr. Goldhand sabe que um bom terno combina muito bem com essas mãos de ouro para dar aquele up no visual
 ??  ?? Neo-Kitsch é sobre mostrar sua vaidade e dinheiro, com elites emergentes não deixando nenhuma dúvida sobre sua decadência
Neo-Kitsch é sobre mostrar sua vaidade e dinheiro, com elites emergentes não deixando nenhuma dúvida sobre sua decadência
 ??  ?? Distritos diferentes têm densidades de população diferentes, assim dá para ter uma ideia do tecido social de cada bairro ao ver quem está na rua ao seu redor ou dentro dos bares
Distritos diferentes têm densidades de população diferentes, assim dá para ter uma ideia do tecido social de cada bairro ao ver quem está na rua ao seu redor ou dentro dos bares

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil