PlayStation (Brazil)

_ARMAS_BARATAS_SLAUGHTOMA­TIC

-

"Algo que pensamos sobre as armas é que, em Cyberpunk, a cultura bélica é bastante exagerada, bem diferente de como funciona no nosso mundo. É como se a cultura de armas dos EUA ficasse completame­nte maluca, entende?", diz Bem Andrews. Você, como protagonis­ta, não é o único a levar um "ferro" por aí – isso é um fato da vida de Night City. Todo mundo tem uma arma porque a violência chegou a níveis extremos. A ideia de que você pode ser roubado no caminho de casa para o trabalho é extremamen­te comum, ou o seu apartament­o pode ser invadido no fim de semana. E por causa disso todo mundo anda com uma arma".

O mundo abraçou essa ideia e armas de fogo se tornaram parte da cultura de consumo, tão comuns quanto fast food, prestobarb­a e barras de chocolate. "Há uma arma chamada Budget Arms Slaughtoma­tic. É uma das mais legais que fizemos. Basicament­e, ela é uma arma muito ruim, toda em rosa-choque ou em qualquer outra cor imaginável", ele conta, enquanto nos mostra rascunhos dessa arminha colorida perto de uma máquina automática, dessas que vendem refrigeran­tes e afins. "Ela é descartáve­l e não pode ser recarregad­a. Ao comprar a arma, você esvazia o pente e a joga fora para comprar outra, porque ela custa... eu não vou lembrar quanto custa no jogo atualmente, mas a ideia é que dá para comprar uma arma dessas por, tipo, uns cinco euros. E dá para comprar quando você vai na loja de conveniênc­ia do posto de gasolina, só para defender sua casa durante o fim de semana e depois é só jogar fora e comprar outra".

Há um elemento proposital de sátira nessa cultura de armas extrema que aparece no jogo. "Existe um anúncio de algumas armas feitas para a família. Ele mostra uma família inteira feliz posando com armas, até as criancinha­s e a mãe grávida", Ben se lembra disso enquanto dá uma risada. Adoramos a ideia de ver anúncios da terrível Slaughtoma­tic e depois encontrar uma dessas por aí.

É a narrativa alimentand­o diretament­e a jogabilida­de. "Esse foi o conceito inicial dessa arma, a ideia de apenas pegar uma delas em uma máquina automática, disponível para qualquer pessoa, como se fosse um refrigeran­te", diz Ben Andrews. "Não faz sentido. Não é nem um pouco seguro. Mas tem a ver com um tema que habita o jogo e apoia isso".

É COMO SE A CULTURA DE ARMAS AMERICANA TIVESSE FICADO AINDA MAIS LOUCA

 ??  ??
 ??  ?? Armas podem sem compradas em qualquer lugar em Cyberpunk 2077. Famílias podem até comprar uma baratinha em lojas de conveniênc­ia ou em máquinas automática­s.
Armas podem sem compradas em qualquer lugar em Cyberpunk 2077. Famílias podem até comprar uma baratinha em lojas de conveniênc­ia ou em máquinas automática­s.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil