PlayStation (Brazil)

MANIFOLD GARDEN

- OSCAR TAYLOR-KENT

Poucos jogos podem dizer que têm um visual ao nível desse aqui. E nem é pelos gráficos, embora eles sejam bonitos, mas é pelo design. Esse jogo de quebra-cabeça coloca você em mundos de geometria não-euclidiana inspirados pelos trabalhos de MC Escher e é maravilhos­o (não por acaso, o criador do jogo, William Chyr, é artista plástico e escultor). É um jogo tão bonito que pagaríamos uma boa grana por um pôster de algumas das paisagens detalhadas que vimos aqui.

Obviamente, em Manifold Garden, você não fica só olhando para imagens paradas. Você explora salas de quebra-cabeça, totalmente tridimensi­onais, em primeira pessoa. Logo no começo dá para apertar R2 para manipular a gravidade quando estiver próximo de uma parede e tornar aquela superfície seu novo chão, o que permite cair de lugares bem altos (parecido com Gravity Rush) ou apenas andar pelas paredes. Porém, por causa do jeito como tudo foi criado, geralmente não existem indicadore­s da direção da gravidade e os ambientes são feitos para que você possa mudar facilmente de plano a qualquer momento. Para diminuir a confusão, cada plano tem uma cor diferente e isso é o suficiente para nos situar.

Seu objetivo é usar cubos coloridos, ligados a planos de gravidade específico­s (e que nascem em árvores bizarras) para alcançar sementes de cubos escuros, que podem ser purificado­s para reconstrui­r uma espécie de mundo principal que está consumido por uma força obscura. Você trabalha em um cubo colorido por vez e cada um tem seu próprio mundo.

O jogo é meio curto, por isso não há inúmeras variações na fórmula, porém novos tipos de enigmas aparecem e geralmente apresentam salas menores para que você pegue o jeito. O número de enigmas por mecânica é ideal e dá para resolver até as fases mais difíceis sem muitas instruções graças às interações muito simples. A dificuldad­e aparece quando você tem que equilibrar mais de uma mecânica ao mesmo tempo, mas são enigmas sempre muito legais de resolver.

ÁRVORE DA VIDA

As frustraçõe­s costumam aparecer nas áreas maiores, quando fica difícil de encontrar uma porta ou um pequeno cubo que é essencial para resolver o quebra-cabeça. Não são grandes problemas, mas é mais irritante do que não saber como resolver o enigma em si. As áreas maiores têm um tamanho praticamen­te infinito por se passarem em exteriores que se repetem para sempre, o que possibilit­a perspectiv­as únicas como olhar abaixo de si mesmo para ver o que há acima de você. De algum jeito essa loucura toda é bem natural de explorar, apesar de parecer exatamente o oposto. Como dá para correr com L2 e usar a

gravidade para cair bem rápido, até esses espaços maiores são simples de navegar.

PINTURA CUBISTA

Manifold Garden é uma experiênci­a memorável por vários motivos. Os ambientes lindos e a arquitetur­a intrincada criam visuais incríveis do início ao fim e os quebra-cabeças têm um bom equilíbrio entre dificuldad­e e duração (aliás, levamos umas quatro horas para terminar). Só que o jogo não consegue ser mais que isso. Chegamos aos créditos felizes por termos visto ambientes tão bonitos, mas não sentimos algo diferente nem nos sentimos particular­mente desafiados por algo que é, no fim, um monte de quebra-cabeças de blocos com elementos um pouco mais pensantes. O jogo é bom de verdade quando nos força a lidar com sua geometria estranha e na forma como alguns portais não fazem sentido algum na arquitetur­a. Embora esses elementos sejam parte do enigma, geralmente acabam voltando para a ideia dos cubos.

VEREDITO

Já vale só pelo visual, por poder admirar cenários tão estranhos quanto bonitos. Os enigmas são divertidos, mas não são tão revolucion­ários.

 ??  ?? Para resolver os enigmas vale até mesmo reverter
o fluxo da queda d'água
Para resolver os enigmas vale até mesmo reverter o fluxo da queda d'água
 ??  ?? FICHA
• PS4 • QUEBRA-CABEÇA • WILLIAM
CHYR STUDIO • PORTUGUÊS
(TEXTO)
• MÍDIA DIGITAL
FICHA • PS4 • QUEBRA-CABEÇA • WILLIAM CHYR STUDIO • PORTUGUÊS (TEXTO) • MÍDIA DIGITAL
 ??  ??
 ??  ?? Aqui você deve encontrar
a semente sombria e alcançar um certo ponto sem reverter a gravidade
Aqui você deve encontrar a semente sombria e alcançar um certo ponto sem reverter a gravidade
 ??  ?? A primeira sensação ao encontrar um cenário é de assombro. Em seguida vem o desespero para tentar entendê-lo
A primeira sensação ao encontrar um cenário é de assombro. Em seguida vem o desespero para tentar entendê-lo
 ??  ?? As quedas controlada­s ao manipular a gravidade são impression­antes. Só faltou uma versão para jogar em VR
As quedas controlada­s ao manipular a gravidade são impression­antes. Só faltou uma versão para jogar em VR

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil