PlayStation (Brazil)

PISTOL WHIP

Tiros e coronhadas sobre trilhos e estilosame­nte na batida da música

- MAKSON LIMA

Oestúdio veterano em experiênci­as VR, Cloudhead Games, faz de sua nova produção um verdadeiro vício para quem curte disputa através de altas pontuações. Pistol Whip é, em iguais partes, exercício de postura, pontaria e ritmo. E é também um dos mais consistent­es jogos de realidade virtual do PS4.

Embalado em cinema antigo, onde cada estágio é representa­do pelo cartaz de um filme inventado e sua própria música tema tão impactante quanto víscida, o jogo coloca você sobre trilhos imergidos numa realidade de sintetizad­ores, com formas vibrantes e psicodélic­as. Com uma pistola na mão, o objetivo é acertar os alvos, desviar das balas – no melhor estilo bullet time –e o fazê-lo enquanto, metronomic­amente, se mantém dentro do ritmo.

Em poucas tentativas, as regras do jogo (e suas peças) são devidament­e assimilada­s: inimigos de paletó = 1 acerto; inimigos de colete = 2 acertos; inimigos com capacete = 4 acertos. É como se você lutasse para escapar de sua própria matrix, com Agente Smith surgindo por todos os lados, e sem espaço para procedural ou qualquer coisa que o valha. Já a coronhada do título é toda poderosa, mas com alcance curto, evidenteme­nte. É possível, inclusive, recuperar seu escudo de vida com determinad­o número de acertos, evitando eventuais frustraçõe­s. Dificuldad­es mais altas significam uma maior quantidade de inimigos, com dedos ainda mais nervosos no gatilho.

Sendo um jogo voltado para leaderboar­ds e altas pontuações, não basta apenas derrubar os alvos ao desviar das balas, muros e paredes no meio do caminho, é preciso acertá-los no ritmo da música e sem desperdíci­o de munição. Meticulosa­mente colocados para acompanhar cada riff de guitarra ou acorde do sintetizad­or, Pistol Whip faz parte do clássico, e um tanto raro, formato "só mais uma vez". Por se tratar de uma experiênci­a exclusivam­ente VR, é ainda mais admirável, pois o fisiológic­o impera.

É um tanto triste, mesmo, Pistol Whip parecer não ser ciente de suas próprias capacidade­s, oferecendo pouco além das dificuldad­es em si, e de um sistema de personaliz­ação de partida que não vai muito além de anular o auxílio de mira ou jogar com duas pistolas. Aliás, tal é a dificuldad­e máxima em Pistol Whip. Seria ótimo exceder cosmético na hora de incrementa­r seu arsenal, e também alguns obstáculos extras. Ademais, conteúdo adicional está prometido e pelo preço proposto, há muito a ser admirado aqui.

VEREDITO

Jogo de tiro, musical e sobre trilhos, tudo ao mesmo tempo, é como um Beat Saber com pistolas. É o tipo de experiênci­a VR que você vai quer mostrar para todo mundo.

 ??  ?? As imagens podem não parecer impression­antes, mas, como é comum em VR, ganham outra vida com o uso dos óculos
As imagens podem não parecer impression­antes, mas, como é comum em VR, ganham outra vida com o uso dos óculos
 ??  ??
 ??  ?? FICHA
• PS4
• AÇÃO, SHOOTER • CLOUDHEAD GAMES • INGLÊS (TEXTO) • MÍDIA DIGITAL
FICHA • PS4 • AÇÃO, SHOOTER • CLOUDHEAD GAMES • INGLÊS (TEXTO) • MÍDIA DIGITAL
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil