PlayStation (Brazil)

YAKUZA - LIKE A DRAGON

Pode curtir sua aposentado­ria, Kiryu: Ichiban Kasuga assume agora

- OSCAR TAYLOR-KENT

Após sete jogos em 13 anos, o protagonis­ta Kazuma Kiryu finalmente se aposentou. Estrelado por um personagem inédito, este oitavo jogo principal (chamado de Yakuza 7 no Japão) renova a série, e aprova disso é que nem sentimos tanta falta de Kiryu quanto achávamos.

Em menos de uma hora de jogo já estávamos apaixonado­s pelo novo herói, Ichiban Kasuga. Ele é muito diferente do protagonis­ta anterior, bem menos sério e um superfã do RPG Dragon Quest. Ichiban tem um coração de ouro e sempre prioriza a proteção de sua comunidade em vez de focar em ganhar dinheiro para a família Arakawa.

Porém, Ichiban não seria um protagonis­ta de Yakuza sem passar uma temporada atrás das grades. As coisas complicam para o senhor Arakawa, uma figura paterna para Ichiban, e ele pede para que o jovem seja preso por um crime que não cometeu. Ele cumpre pena de 2001 a 2019, perído em que uma família rival da Yakuza ganha o controle do seu distrito em Kamurocho.

Após sair da cadeia, Kasuga quase é assassinad­o pelo próprio Arakawa (poisé!) eéjog adono distrito de Isezaki Ijincho em Yokohama, onde é deixado para morrer. Like A Dragon é quase um estudo de personagem. O carismátic­o Ichiban quer fazer amigos e cria um grupo de aliados improvávei­s conforme a história progride (e isso leva a momentos tocantes conforme você melhora a relação com eles por meio de Drink Links - basicament­e os Social Links de Persona, só que regados a álcool). O combate também mudou: a ação clássica foi embora e, combinando com o amor do herói por RPG, toda luta acontece em turnos.

UM DE CADA VEZ

Os inimigos que você encontra na rua iniciam o combate e a visão de Kasuga muda para uma versão engraçada onde todos os oponentes são meio monstros (e, sim, tem algo parecido com a Pokédex para você catalogar todos). Essa transição da série de tempo real para turnos não é perfeita (obviamente não tem a qualidade de um Persona), mas é muito melhor do que imaginávam­os.

Tudo tem um toque mágico em um mundo moderno e comum. Seu amigo mendigo e enfermeiro Nanba pode jogar feijões para pombos que atacam os inimigos, e basta beber saquê para recuperar MP ao custo de ficar de porre. Visitar o centro de oportunida­de de empregos permite escolher as classes do grupo (literalmen­te um sistema de jobs em que dá para virar músico ou uma dominatrix, por exemplo) para aprender novas habilidade­s, e algumas delas podem ser usadas com qualquer job depois de aprendidas.

O combate em si é bastante direto. Os personagen­s se movem pelo cenário de forma mais realista e, se você atacar próximo de objetos como bicicletas ou cones de sinalizaçã­o, Ichiban usa como armas. Apertar ao levar um golpe diminui um pouco do dano e algumas habilidade­s ficam mais fortes se você massacrar ou apertar na hora certa. Mas esse ainda é um RPG e você precisa elevar seu nível para não sofrer em algumas partes, o que pode ser chato para quem quer só curtir a história sem entrar muito em sidequests (também existem alguns bloqueios de dinheiro, mas há jeitos rápidos de conseguir grana).

Mas não tem por que você não fazer as quests e dungeons opcionais para melhorar sua equipe. As histórias são engraçadas como sempre. Entre ajudar um homem pelado a encontrar suas roupas a fazer o Sr. Masoquista sentir dor novamente, você vai ver de tudo. As recompensa­s ajudam a criar itens, armas e até mesmo evocações.

Like A Dragon consegue sair da sombra de seus predecesso­res e, mesmo que nas partes finais ele acabe se juntando mais a história da série Yakuza, preferimos os aspectos mais contidos e humildes dos dois terços anteriores. A versão para PlayStatio­n 5 está agendada para chegar em março de 2021.

VEREDITO

Mesmo ousando com o combate divertido baseado em turnos, o jogo ainda transita com facilidade pela linha entre a comédia e o drama. Queremos mais Ichiban, por favor.

 ??  ?? FICHA
• PS4 • AÇÃO, RPG
• RYU GA GOTOKU STUDIOS, SEGA
• INGLÊS E JAPONÊS (TEXTO E ÁUDIO)
• MÍDIA FÍSICA E DIGITAL
FICHA • PS4 • AÇÃO, RPG • RYU GA GOTOKU STUDIOS, SEGA • INGLÊS E JAPONÊS (TEXTO E ÁUDIO) • MÍDIA FÍSICA E DIGITAL
 ??  ?? Ichiban tem várias das boas caracterís­ticas de Kiryu, por isso é mais fácil gostar dele
Ichiban tem várias das boas caracterís­ticas de Kiryu, por isso é mais fácil gostar dele
 ??  ?? Esse Yakuza com toques de Dragon Quest vai colocá-lo em combates malucos. Este chefão é uma maquina de demolição
Esse Yakuza com toques de Dragon Quest vai colocá-lo em combates malucos. Este chefão é uma maquina de demolição
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil