PlayStation (Brazil)

TIMELINE EXTREMA

-

Você achou muito ruim quando Kingdom Hearts colocou pontos relevantes da história em jogo de celular e jogo de dança? Não gosta que Final Fantasy sempre tenha detalhes extras no guia oficial em vez de ter tudo no jogo? Você não faz ideia do que é o universo de Nier. Vamos ajudá-lo a ao menos entender o tamanho da bagunça.

Nier Replicant acontece mais de mil anos depois do Final E de Drakengard, e Nier Automata se passa uns 8.500 anos depois dos Finais D/E de Replicant. Drakengard 3 é uma prequela sem tanta conexão e o 2 não foi feito por Yoko Taro, então não existe (ou quase isso).

Mas se quiser saber de cada detalhe, incluindo pontos importante­s e pouco esclarecid­os de Replicant e Automata, vai precisar buscar as seguintes fontes: 1) Traduções do artbook Grimoire Nier, que vem com nove pequenos contos e informaçõe­s relevantes nas ilustraçõe­s; 2) Peças de teatro (!?) de baixo orçamento de Nier Automata que acontecera­m por uma semana (tanto a peça quanto o programa impresso, inclusive); 3) Um concerto orquestrad­o de Nier, que teve dois epílogos de Automata lidos pelos atores oficiais; 4) O recente jogo de celular Nier ReIncarnat­ion, que é considerad­o canônico e que ainda não chegou por aqui.

Também tem YoRHa: Dark Apocalypse, a raid crossover de Final Fantasy XIV que tem alguns detalhes possivelme­nte relevantes (sim, uma raid na expansão mais recente de um MMO gigantesco), e qualquer sessão de perguntas e respostas de que Yoko Taro já participou, seja na PAX ou para revistas japonesas, nas quais ele solta umas informaçõe­s do nada. É um verdadeiro esforço para a comunidade de fãs pescar e catalogar cada migalha de informação espalhada por aí, todas vindas da mente de um único homem que só quer ver o mundo pegar fogo.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil