PlayStation (Brazil)

ELENCO DO FIM DO MUNDO

O QUE JÁ SABEMOS SOBRE AS PRINCIPAIS PEÇAS DO RAGNAROK

-

KRATOS

Há pouco o que falar sobre a história de Kratos, mas há outros tópicos sobre o protagonis­ta: combate e jogabilida­de. O trailer mostra momentos de combate e dá para notar uma novidade: existem marcas em beiradas onde Kratos pode lançar suas Lâminas do Caos e usar as correntes como gancho para se lançar à frente. E não é só nas beiradas para atravessar cenários, também dá para fazer isso com inimigos – Kratos se joga com uma ombrada ao cravar as lâminas em vez de puxar o inimigo para perto. Eric diz que fizeram uma escolha dos "maiores hits" entre os golpes de jogos anteriores para fortalecer as lâminas.

O combate será familiar, porém, segundo o diretor Eric Williams (que trabalhou nessa parte em todos os jogos da série), o foco de Ragnarök será aumentar bastante as opções nas lutas para dar caminhos de expressão ao jogador. Você terá sempre jeitos diferentes de lutar, seja de modo reativo ou ofensivo. As Lâminas do Caos vão ganhar mais golpes, já que quatro dos cinco anos de desenvolvi­mento do jogo anterior foram gastos no Machado Leviatã e não sobrou tanto tempo para dar variedade a elas.

Outra novidade de batalha está no escudo – ou melhor, escudos. Há escudos diferentes (aparecem três no trailer) e que são melhores em determinad­as situações ou estilos de jogo. Dá até para ver Kratos pegando um escudo grande com as duas mãos e batendo no chão para criar um ataque de área, porém o estúdio ainda não quer revelar muito sobre isso.

ATREUS

Teve gente que jurava que não era mais o mesmo ator interpreta­ndo o filho de Kratos, mas é sim. Assim como o personagem, o jovem ator Sunny Suljic também está crescendo, por isso a voz está um tanto diferente. Atreus agora está usando muito mais amarelo nas roupas, algo fácil de perceber que tem relação à sua parte de mãe, já que amarelo era a cor que a representa­va junto com os gigantes. Ele também não tem mais a luva de atirar o arco e flecha, provavelme­nte por não precisar mais dela. O garoto terá mais animais etéreos para chamar durante as lutas. Na hora em que ele e Kratos estão em uma espécie de mina enfrentand­o inimigos humanos, Atreus monta em uma espécie de bode etéreo que começa a distribuir chifradas e coices em todo mundo.

FREYA

Adeusa jurou que iria se vingar da morte de seu filho Baldur pelas mãos do deus grego, mesmo que ele tenha feito isso para que ela não fosse morta pelo filho. Caso você não se lembre, ela vive isolada desde quando largou Odin, seu marido, que jogou uma maldição nela para que nunca mais consiga machucar qualquer ser vivo – isso bem antes dos eventos de God of War. Freya, além de ser uma maga poderosíss­ima, também era a líder das Valquírias e teve suas asas levadas e escondidas em um lugar desconheci­do. O trailer a mostra atacando Kratos diretament­e, no que parece ser uma parte inicial do jogo, o que prova que ela conseguiu desfazer a maldição de algum jeito. Os diretores já disseram que Freya será uma das principais antagonist­as do jogo. Repare que ela parece bem menos arrumada do que antes e dá a impressão de estar com os olhos permanente­mente borrados de tanto chorar. Os braços dela estão amarrados com trapos que parecem tirados das roupas de Baldur. Ela não está nada bem... Imagine se ela for um inimigo que persegue os protagonis­tas com Nemesis em Resident Evil!

THOR

Odeus do trovão encontra Kratos e questiona: "Você me parece uma pessoa calma e ponderada. Você é uma pessoa calma e ponderada?”. Nós ainda não sabemos muito sobre como esse antagonist­a principal de Ragnarök vai se comportar, então tudo que temos é essa imagem oficial. Também sabemos que ele está atrás de Kratos e Atreus porque... bem, eles mataram os dois filhos do deus do trovão. Fisicament­e, ele é bem diferente do Thor lindão que todo mundo tem em mente por causa dos filmes da Marvel. Na mitologia nórdica, a única menção confirmada de sua aparência é que seus cabelos são vermelhos e isso está representa­do aqui, junto com um corpo muito parrudo e uma grande pança (que poderia ser justificad­a pelos contos em que o deus toma oceanos de hidromel). Os mais atentos devem se lembrar de algumas histórias sobre o filho de Odin no jogo anterior.

Ele é sempre descrito como um aesir psicopata e cruel, que destruiu quase todos os gigantes e até lutou contra a serpente gigante Jörmungand­r – o combate acabou em empate e a serpente nutre um ódio especial por ele. Essa luta foi tão insana que Thor deu um golpe na serpente poderoso a ponto de mandá-la de volta no tempo, para uma época anterior a de seu próprio nascimento (a época em que a encontramo­s no jogo). Se as lutas contra Baldur já eram meio Dragon Ball, imagine como será Kratos vs Thor!

DURLIN

O Opersonage­m mais misterioso do trailer é Durlin, do qual só sabemos o nome até agora. Ele tem cara de ser outro anão (e seu nome é parecido com o de dois anões da mitologia original), mas ao mesmo tempo ele parece meio sofisticad­o demais se comparado com os outros. Ele tem um polvo de estimação e parece trabalhar bastante com pergaminho­s. O que podemos especular é que... bem, não precisa ser um gênio para chutar que talvez Durlin seja, na verdade, Odin, que é obcecado por conhecimen­to e profecias que podem estar nesses pergaminho­s aí. O monóculo também combinaria bem como um disfarce de um tapa-olho (já que Odin não tem um olho), e o polvo, que tem oito tentáculos, seria um pet interessan­te para o deus que tem um cavalo de oito patas. Ou talvez não seja nada disso...

TYR

Passamos o jogo anterior inteiro lendo arquivos e referência­s a Tyr e sua influência em eventos passados e futuros. A impressão era de que ele estava morto, mas aqui ele aparece sendo salvo por Atreus e seu pai. Ao que parece, o deus da guerra nórdico sabe de algum jeito de impedir que o Ragnarök aconteça e, por algum motivo, Odin o deixou preso em um lugar desconheci­do em vez de matá-lo. Tyr é um cara bem alto, com 2,57m de altura (Kratos, com seus míseros dois metros, tem que olhar bem para cima) e tem os mesmos olhos especiais de Mimir, um presente dos gigantes que permite entrar em todos os reinos. No jogo anterior, aprendemos que Tyr, apesar de ser deus da guerra por ofício, era um cara da paz e sábio, que procurou adquirir o conhecimen­to de outras culturas (inclusive grega, egípcia e japonesa, como é revelado no mural de seu templo). Ele até chegou a negociar um acordo de paz entre os deuses aesir e os gigantes, mas obviamente seu pai Odin tentou se aproveitar da situação para tentar um golpe. O que sabíamos era que, depois de ter perdido acesso permanente­mente ao reino dos gigantes, Odin puniu Tyr e o matou. Na verdade, ele foi aprisionad­o. Para ficar mais estranho, a porta de sua cela parece guardada por humanos.

SINDRI E BROK

Nossos amigos ferreiros parecem ter voltado para sua terra de Svartalfhe­im, de onde tecnicamen­te nem poderiam ter saído, já que o reino dos anões foi selado por Odin para evitar invasões das criaturas de Helheim, contato que não fizessem mais armas para os vanir. No trailer, há uma pista sobre como eles conseguem sair de lá para qualquer outro reino e aparecerem em todas aquelas bancadas espalhadas pelo jogo: há um galho da Yggdrasil, a grande árvore do mundo, dentro da casa deles!

ELFOS DA LUZ

Lembra quando Kratos e Atreus ajudaram a eliminar os elfos da escuridão, que invadiram Alfheim e botaram os aparenteme­nte pacíficos elfos da luz para correr? Lembra que, ao matar o líder dos escuros, ele disse: "Vocês cometeram um grande erro"? Talvez ele estivesse certo. Em um instante do trailer é possível ver os elfos da escuridão lutando ao lado de Kratos contra inimigos com máscaras de silhueta parecida com a dos elfos de luz, só que esses de agora são guerreiros – e mais: são guerreiros ágeis, do tamanho do Kratos, usando cimitarras. Parece que rolou mesmo um erro de julgamento...

ODIN

Seja Durlin um disfarce do rei de Asgard ou não, estamos bem no escuro quanto à participaç­ão de Odin no novo God of War. Se não fosse pela confirmaçã­o do diretor de que Odin vai aparecer no jogo e até do nome do ator (Richard Schiff, que é diferente do ator do Durlin, Usman Ally), nem saberíamos de nada. Será que ele vai ser o chefe final? Vale lembrar que, na mitologia nórdica, os deuses são basicament­e super-heróis – agem mais como humanos com superpoder­es em vez de serem ícones gigantesco­s ou representa­rem elementos. Eles interagem com humanos e até visitam alguns pessoalmen­te. Talvez Odin já esteja até andando pelos mesmos lugares que a nossa dupla.

ANGRBODA

Você terá as respostas em breve. Algumas delas, pelo menos”. Essa menina é o tipo de personagem que abre a boca e você já sabe que ela manja de tudo que está acontecend­o. Angrboda está entre os poucos gigantes ainda vivos, então deve ter sobrevivid­o ao ataque de Thor que dizimou sua raça. Os gigantes, ou jötunn, eram a principal raça inimiga dos aesir de Asgard e têm fortes poderes proféticos – Faye, a mãe de Atreus, era uma deles e preparou todo o caminho que seguimos no jogo de 2018 com base em suas profecias. E ainda há muito para acontecer, basta lembrar que aquele quadro profético do final do jogo supostamen­te terminava com Kratos morrendo ao lado de Atreus. Será? Como citamos anteriorme­nte, Angrboda é a mãe da serpente do mundo e outros dois seres poderosos, filhos que ela teve com Loki na mitologia original. Na profecia do templo dos Jötunn no jogo, o nome dela aparece junto com os de Fenrir e Hel, então ela está nos planos do Ragnarök. Chegamos a imaginar que, talvez, essa versão jovem dela fosse uma cena no passado, mas a garantia de que ela é uma das últimas sobreviven­tes de sua raça anula essa possibilid­ade. Fica difícil especular como ela se encaixará com tudo, mas não há dúvidas de que ela será uma das personagen­s centrais da história.

EINHERJAR

Há um momento em que uma luz colorida vem do céu e faz brotar um guerreiro de aparência forte e que corre imediatame­nte para atacar Kratos. Nosso palpite é de que essa luz veio lá do Valhalla e guerreiros como este são Einherjar, valorosos combatente­s que morreram lutando e são levados pelas valquírias ao Valhalla, para se prepararem para lutar no Ragnarök ao lado de Odin. Alguns atores confirmara­m que trabalhara­m no jogo fazendo papel de Einherjar, o que dá credibilid­ade ao nosso palpite. Falando nisso, duas atrizes confirmara­m que serão valquírias também. Que as lutas contra elas sejam tão legais quanto as do jogo anterior.

 ?? ??
 ?? ??
 ?? ??
 ?? ??
 ?? ??
 ?? ??
 ?? ??
 ?? ??
 ?? ??
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil