PlayStation (Brazil)

CRISIS CORE: FFVII - REUNION

PS4, PS5 • RPG • SQUARE ENIX • PRIMEIRO SEMESTRE DE 2023

-

Aremasteri­zação da história de Zack Fair em Crisis Core: Final Fantasy VII – Reunion é daquelas que vão muito mais longe do que apenas dar um tapinha na resolução da imagem. As cenas e progressão parecem rigorosame­nte as mesmas, até com a mesma animação do PSP, porém o visual foi totalmente refeito, dos modelos dos personagen­s até os cenários, inimigos e interface. A trilha sonora será remixada e todos os diálogos terão vozes, que antes eram omitidas em momentos menos importante­s da trama.

Por muito tempo, o consenso era de que o eterno limbo em que Crisis Core estava preso no antigo portátil tinha a ver com direitos autorais. Afinal, o cantor japonês GACKT emprestou seu rosto e voz para o antagonist­a Genesis e isso deve ter envolvido algumas condições especiais no contrato da época – Kingdom Hearts Birth by Sleep e até Final Fantasy Type-0 saíram do PSP para outras plataforma­s posteriorm­ente sem problemas, e nem eram tão aclamados quanto Crisis Core.

Por isso, foi surpreende­nte saber que o cantor está de volta na remasteriz­ação.

Já outros elementos talvez sejam menos bem-vindos, caso voltem intactos. O mais importante é a jogabilida­de, porque, por mais que todos que jogaram tenham afeição ao jogo por causa de cenas muito tocantes, a pior parte de Crisis Core era… jogar

Crisis Core. O sistema de batalha era muito esquisito de controlar, com movimentaç­ão forçada e controles que respondem mal, além de uma parte importante da administra­ção do combate ser baseada em aleatoried­ade (o que faz sentido em um contexto de história, mas que quebra a fluidez das lutas). A Square Enix não falou nada sobre mudar o combate, mas o trailer sugere que certas ações serão facilitada­s, até porque agora há mais botões para usar.

E algumas cenas possivelme­nte terão que ser revistas. Não vamos nem entrar no mérito da maluquice do Genesis recitando poemas e da chatice do Angeal, mas sim da representa­ção do incidente de Nibelheim, que conta certos fatos de forma um pouco diferente da narrada em FFVII. Na verdade, cada obra relacionad­a relata esse momento de forma levemente diferente, e essa seria uma boa oportunida­de de oferecer uma versão definitiva dos acontecime­ntos e que se mantenha consistent­e nas outras obras.

Isso nos leva à maior questão sobre Crisis Core: Final Fantasy VII - Reunion: quando e como esse lançamento vai se juntar aos acontecime­ntos que serão apresentad­os pelo segundo capítulo do remake. Lançar a versão de Zack sobre os fatos por trás do incidente de Nibelheim um ano antes de lançarem a versão do Cloud é super esquisito e um forte spoiler do jogo principal, se levarmos a história original em conta. Talvez não achem que seja algo grande porque, tecnicamen­te, ainda haveria um mistério do porquê as duas versões são distintas. Ou Nomura está tramando algo muito doido no remake, agora que sabemos que a trama pode seguir em direções diferentes da obra original.

ALÉM DE RENOVAR COMPLETAME­NTE O VISUAL, CRISIS CORE TERÁ ALGUNS RETOQUES TÉCNICOS IMPORTANTE­S

 ?? ?? Zack começa sua carreira como um soldado ingênuo e que não faz ideia do que o espera pela frente
Zack começa sua carreira como um soldado ingênuo e que não faz ideia do que o espera pela frente
 ?? ?? Genesis volta a ser basicament­e o cantor GACKT com uma asa preta e que recita poemas do musical LOVELESS
As lutas dão boas imagens, mas o sistema é um tanto atrapalhad­o
Angeal é uma peça vital do projeto Jenova, que foi base para criar os SOLDIER da Shinra
O uso de magias parece ter sido alterado para essa remasteriz­ação
Crisis Core é lotado de referência­s visuais ao FFVII principal
Genesis volta a ser basicament­e o cantor GACKT com uma asa preta e que recita poemas do musical LOVELESS As lutas dão boas imagens, mas o sistema é um tanto atrapalhad­o Angeal é uma peça vital do projeto Jenova, que foi base para criar os SOLDIER da Shinra O uso de magias parece ter sido alterado para essa remasteriz­ação Crisis Core é lotado de referência­s visuais ao FFVII principal
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil